Velocidade regressa à acção com Circuito ACDME 3
Reentré a três no Estoril
Praticamente mês e meio volvido, as emoções da Velocidade estão de regresso ao Estoril, agora para a realização do Circuito ACDME 3. Com apenas três competições presentes, o programa está concentrado num único dia, com as diversas sessões de treinos (livres e cronometrados) a realizarem-se da manhã e as (seis) corridas da parte da tarde.
Pontuável para o Campeonato de Portugal de Circuitos (PTCC), Campeonato de Portugal de Clássicos - Circuitos e Campeonato de Portugal de Clássicos 1300, a jornada do próximo domingo reveste-se de natural expectativa, sobretudo no ao PTCC diz respeito, ou não estivesse a discussão pelo título absoluto mais animada do que nunca.
César Campaniço lidera no PTCC
Apesar de uma tirada menos positiva aquando da visita do WTCC a Portugal, César Campaniço é ainda o líder da classificação geral do PTCC, contando com mais cinco pontos que João Figueiredo, também ele com a última passagem pelo Estoril a não trazer boas recordações. Logo atrás dos dois primeiros surgem José Monroy e António João Silva, a seis e sete pontos do líder, respectivamente. Monroy e Silva foram os mais bem sucedidos na última prova da temporada antes das férias, averbando as primeiras vitórias do ano e relançando por completo a luta pelo ceptro. A juntar a estes quatro há ainda Francisco Carvalho, no quinto posto com menos 11 pontos que Campaniço. Diferenças curtas para uma ronda dupla, como é habitual no PTCC, e que demonstram bem o elevado nível de competitividade que o Campeonato apresenta este ano.
Enquanto Campaniço vai tentar recuperar os pontos perdidos nas últimas três corridas (somou apenas um em 30 pontos possíveis) e destacar-se um pouco mais na frente da classificação, Figueiredo, Monroy, Silva e Carvalho vão certamente fazer tudo para não deixarem fugir o homem do BMW 320 si, em particular este último que também foi fortemente tocado pelo azar na última passagem pelo Estoril, em que não somou um único ponto.
Interessante promete também ser a competição em termos das várias categorias que fazem parte do PTCC. Na Categoria 1 é João Figueiredo quem segue na frente com mais cinco pontos que Álvaro Figueira e mais seis que Campaniço, uma diferença que se justifica pela maior regularidade de Figueiredo. Já na 2, e apesar de ser um dos que menos vitórias soma, José Monroy ocupa a liderança fruto da regularidade que tem apresentado. Mas a verdade é que a margem do piloto de Cascais é muito escassa, pois António João Silva segue-lhe na cola com menos um ponto, enquanto Francisco Carvalho se encontra a oito pontos da primeira posição. Bem mais tranquila promete ser a jornada de Vasco Campos, líder claro da Categoria 3. Com quatro vitórias, um segundo lugar e mais 24 pontos que Martine Pereira, nada o fará perder o primeiro posto nesta visita ao Estoril. Logo atrás, a três pontos do segundo posto surge Gonçalo Manahu, com João Baptista colado em quarto com menos um ponto que o terceiro.
Com efeito, cumprida que está a primeira metade do calendário, os cinco primeiros classificados do campeonato encontram-se separados por escassos 11 pontos, muito por culpa das surpresas que marcaram a quarta e última etapa da competição, também ela disputada no Estoril, quando o improvável António João Silva venceu a primeira corrida e José Monroy garantiu o triunfo na segunda, reentrando na corrida ao título. No plano oposto, Francisco Carvalho, até aqui imbatível nas qualificações, saiu do Estoril em branco, enquanto César Campaniço, já com três vitórias este ano, facturou um único ponto para a sua contabilidade pessoal, deixando João Figueiredo a apenas cinco pontos da sua liderança. Promete.
No capítulos das novidades, o destaque vai para a prometida estreia de Jorge Areal num SEAT Leon Supercopa recentemente adquirido em Espanha, por troca com o seu mais limitado Alfa Romeo 156.
Também a disputarem a sua quinta jornada, sobem ainda ao palco os concorrentes ao Campeonato de Portugal de Clássicos, cujo líder absoluto é Alexandre Rebelo (único a pontuar em todas as provas), e dos Clássicos 1300, onde Luís Alegria mantém curta vantagem sobre Paulo Antunes, líder entre os H81, e Fernando Soares, comandante entre os H71.
Clássicos também regressam à acção
Mas não só de PTCC se fará o fim-de-semana competitivo proposto pela ACDME, já que os Campeonatos de Portugal de Clássicos - Circuitos e Clássicos 1300 - Circuitos fazem também o regresso à acção depois das férias de Verão. Alexandre Rebelo lidera a classificação geral das máquinas de maior capacidade, somando mais 9,5 pontos que António Barros e mais 16 que Joaquim Jorge, enquanto este é perseguido por António Nogueira, que está apenas a dois pontos. No que toca às diferentes categorias, Francisco Pinto defende a liderança nos H71, com mais três pontos que Domingos Coutinho. Nos Clássicos 74 a vantagem está do lado de Alexandre Rebelo, com António Barros a oito pontos de distância.
Já em relação aos Clássicos 1300 também se espera animação. Luís Alegria segue com alguma tranquilidade na frente da tabela geral, tendo Paulo Antunes atrás de si, a seis pontos de distância, enquanto Fernando Soares soma apenas menos dois. Nos H71 vantagem dilatada para Fernando Soares, com António Paquete a 14 pontos. Já nos Clássicos 74 espera-se renhida luta entre Luís Alegria e João Braga, fruto dos três pontos que separam ambos os pilotos. Enquanto isso, nos H81 Paulo Antunes soma apenas mais quatro pontos que Alexandre Beirão, o que deixa antever também aqui grande luta.
Uma onda que promete muitas e variadas emoções ao longo do próximo fim-de-semana no Circuito do Estoril. A acção disputa-se toda ao longo de domingo, com a primeira sessão de treinos livres a ter lugar pelas 9h00, reservada às máquinas do PTCC, estando o final do programa agendado para as 18h20 com a cerimónia de pódio da segunda corrida do PTCC.
HORÁRIO
Domingo, 31 de Agosto
PTCC - Treinos Livres 1 09h00/09h20
CPCC 1300 - Treinos Livres 09h30/09h50
CPCC/TNCC - Treinos Livres 10h00/10h20
PTCC - Treinos Livres 2 10h30/10h50
CPCC 1300 - Treinos Livres 11h00/11h20
CPCC/TNC - Treinos Crono 11h30/11h55
PTCC - Treinos Crono (Cat. 3 e 4) 12h05/12h25
PTCC - Treinos Crono (Cat. 1 e 2) 12h35/12h55
CPCC 1300 - Corrida 1 (10 v.) 13h20/13h40
CPCC/TNC - Corrida 1 (12 v.) 14h10/14h35
PTCC - Corrida 1 (12 v.) 15h05/15h35
CPCC 1300 - Corrida 2 (10 v.) 16h05/16h25
CPCC/TNC - Corrida 2 (12 v.) 16h55/17h05
PTCC - Corrida 2 (12 v.) 17h45/18h15
AS