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Piloto português envolvido em colisão múltipla
Monteiro desiste; vitória para Félix Porteiro
O português Tiago Monteiro voltou a não ter a sorte do seu lado, ao abandonar pouco depois da largada, tendo ficado envolvido numa colisão múltipla que também envolveu James Thompson e Ibrahim Okyay.
A vitória foi para o espanhol Félix Porteiro, num BMW 320si, terminando à frente de Tom Coronel, da Seat.
Monteiro, que terminou a primeira corrida em quarto lugar, tinha na segunda prova a oportunidade de melhorar essa classificação, mas um acidente na primeira curva deitou por terra as esperanças do portuense.
No entanto, se a luta pela vitória na primeira corrida tinha sido parca em emoções, o mesmo não se pode dizer da segunda, com o primeiro lugar a ser discutido pelo trio composto por Félix Porteiro, Tom Coronel e Robert Huff.
Com diversos toques e tentativas de ultrapassagem entre si, acabou por ser o espanhol da BMW a levar a melhor, deixando Coronel e Huff a poucos décimos, numa das chegadas mais apertadas da temporada - sete décimos separaram os três primeiros na linha de chegada.
Logo atrás ficaram Marc Gene, Andy Priaulx, Augusto Farfus e Sergio Hernandez (vencedor dos Independentes), que protagonizaram mais uma luta interessante, com os quatro carros a chegarem separados por menos de um segundo.
O melhor dos Seat na primeira corrida
Tiago Monteiro conseguiu este Domingo o 4º lugar na primeira corrida do WTCC em Oschersleben. O piloto da Seat saiu da terceira posição, assinando uma excelente partida e uma corrida com um ritmo muito consistente. Tiago sobreviveu à primeira curva que faz da partida na Alemanha uma das mais complicadas de todo o campeonato. Depois preocupou-se em gerir o andamento para controlar o desgaste dos pneus, num circuito mais favorável à concorrência:
"O carro esteve sempre muito rápido durante todo o fim-de-semana e a confirmação foi não só o terceiro lugar na qualificação como o segundo melhor tempo que consegui no Warm Up. Depois já sabia que ia ser uma loucura na partida. Eu larguei bem mas não tinha por onde passar. Quando chegámos à primeira curva éramos pelo menos oito literalmente colados. Houve muitos toques mas correu tudo bem. À terceira volta já tinhamos percebido que era impossível acompanhar o ritmo do BMW e dos Chevrolet. Os cinco pontos são importantes para os objectivos da SEAT. Na segunda corrida poderia ter feito igual ou mesmo melhor. Tenho pena de ter saído mal daquela confusão. Mas é um incidente de corrida habitual neste circuito."
Na segunda corrida Tiago saía da terceira linha da grelha. O quinto lugar em que largava o português, colocava-o de novo no meio da confusão da primeira curva. Só que desta vez as coisas não correram bem para o lado do nº18 e uma colisão forçou a desistência:
"Fiquei com o Farfus do meu lado direito e não tinha por onde me defender porque estava bloqueado por todos os lados. Foram vários os carros que acabaram por sair de pista na primeira curva. Ele acabou por perder a trajectória porque vinha demasiado rápido e quando voltou à pista acertou-me em cheio. Fique de lado e fui abalroado por outros. Os danos no meu carro não me permitiram continuar. Foi pena porque poderia ter ficado nos quatro primeiros. Foi um fim-de-semana de altos e baixos, mas fiquei satisfeito porque conseguimos imprimir um ritmo forte. Demos o máximo que era possível."
Nas corridas de Oschersleben a SEAT conseguiu manter a liderança da tabela de pilotos e construtores. No entanto, a competição foi liderada pelos homens da casa, com a BMW a vencer as duas corridas.
A próxima etapa do WTCC está marcada para dentro de duas semanas em Itália. A 20 e 21 de Setembro o Campeonato Mundial de Turismos chega ao circuito de Imola.AS

O português Tiago Monteiro voltou a não ter a sorte do seu lado, ao abandonar pouco depois da largada, tendo ficado envolvido numa colisão múltipla que também envolveu James Thompson e Ibrahim Okyay.
A vitória foi para o espanhol Félix Porteiro, num BMW 320si, terminando à frente de Tom Coronel, da Seat.
Monteiro, que terminou a primeira corrida em quarto lugar, tinha na segunda prova a oportunidade de melhorar essa classificação, mas um acidente na primeira curva deitou por terra as esperanças do portuense.
No entanto, se a luta pela vitória na primeira corrida tinha sido parca em emoções, o mesmo não se pode dizer da segunda, com o primeiro lugar a ser discutido pelo trio composto por Félix Porteiro, Tom Coronel e Robert Huff.
Com diversos toques e tentativas de ultrapassagem entre si, acabou por ser o espanhol da BMW a levar a melhor, deixando Coronel e Huff a poucos décimos, numa das chegadas mais apertadas da temporada - sete décimos separaram os três primeiros na linha de chegada.
Logo atrás ficaram Marc Gene, Andy Priaulx, Augusto Farfus e Sergio Hernandez (vencedor dos Independentes), que protagonizaram mais uma luta interessante, com os quatro carros a chegarem separados por menos de um segundo.
O melhor dos Seat na primeira corrida
Tiago Monteiro conseguiu este Domingo o 4º lugar na primeira corrida do WTCC em Oschersleben. O piloto da Seat saiu da terceira posição, assinando uma excelente partida e uma corrida com um ritmo muito consistente. Tiago sobreviveu à primeira curva que faz da partida na Alemanha uma das mais complicadas de todo o campeonato. Depois preocupou-se em gerir o andamento para controlar o desgaste dos pneus, num circuito mais favorável à concorrência:
"O carro esteve sempre muito rápido durante todo o fim-de-semana e a confirmação foi não só o terceiro lugar na qualificação como o segundo melhor tempo que consegui no Warm Up. Depois já sabia que ia ser uma loucura na partida. Eu larguei bem mas não tinha por onde passar. Quando chegámos à primeira curva éramos pelo menos oito literalmente colados. Houve muitos toques mas correu tudo bem. À terceira volta já tinhamos percebido que era impossível acompanhar o ritmo do BMW e dos Chevrolet. Os cinco pontos são importantes para os objectivos da SEAT. Na segunda corrida poderia ter feito igual ou mesmo melhor. Tenho pena de ter saído mal daquela confusão. Mas é um incidente de corrida habitual neste circuito."
Na segunda corrida Tiago saía da terceira linha da grelha. O quinto lugar em que largava o português, colocava-o de novo no meio da confusão da primeira curva. Só que desta vez as coisas não correram bem para o lado do nº18 e uma colisão forçou a desistência:
"Fiquei com o Farfus do meu lado direito e não tinha por onde me defender porque estava bloqueado por todos os lados. Foram vários os carros que acabaram por sair de pista na primeira curva. Ele acabou por perder a trajectória porque vinha demasiado rápido e quando voltou à pista acertou-me em cheio. Fique de lado e fui abalroado por outros. Os danos no meu carro não me permitiram continuar. Foi pena porque poderia ter ficado nos quatro primeiros. Foi um fim-de-semana de altos e baixos, mas fiquei satisfeito porque conseguimos imprimir um ritmo forte. Demos o máximo que era possível."
Nas corridas de Oschersleben a SEAT conseguiu manter a liderança da tabela de pilotos e construtores. No entanto, a competição foi liderada pelos homens da casa, com a BMW a vencer as duas corridas.
A próxima etapa do WTCC está marcada para dentro de duas semanas em Itália. A 20 e 21 de Setembro o Campeonato Mundial de Turismos chega ao circuito de Imola.AS
