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Cantinho da Velocidade / WTCC

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F-Future Fiat: João Jardim espera virada na hora certa

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Piloto de Sorocaba vai tentar desbancar Nicolas Costa e ficar com a vaga na Academia da Ferrari.

O carioca Nicolas Costa (110 pontos), o paulista João Jardim (103), o gaúcho Francisco Alfaya (103) e o potiguar Johilton Pavlak (93) são os principais favoritos ao título da Fórmula Future Fiat e ao prêmio destinado ao campeão: uma vaga na Ferrari Drivers Academy e um ano de graça na Fórmula Abarth Italiana em 2011.

Domingo, em Santa Cruz do Sul, João Jardim vai tentar a virada na rodada dupla final. "Tenho quatro vice-campeonato na minha carreira, e seria ideal faturar um título na hora certa, porque essa oportunidade de ganhar uma vaga na academia da Ferrari é coisa rara na carreira de um piloto novo como eu."

Em sua primeira temporada correndo de monoposto, João Jardim se diz satisfeito até agora. "Esse é meu primeiro ano fora do kart e acredito que, independente de ganhar ou não o campeonato, acho que foi bom para mim. Sempre apareci nos pódios, ganhei duas corridas, marquei pole... Sem contar que a pior posição que fiquei na tabela de pontos foi o segundo lugar", explicou. "Será uma batalha muito dura nessa última etapa. Vou buscar sempre a vitória, mas tem mais pilotos com chances e o fim de semana será de muito trabalho e ansiedade", explicou o sorocabano de 17 anos.

Dependendo do resultado do final de semana, Jardim irá definir o seu futuro no automobilismo. "Posso optar por um caminho se eu conquistar o título, e posso ir por outro caso as coisas não forem como a gente espera no fim de semana. Automobilismo é um esporte de risco, e nossas escolhas também são fundamentais para o sucesso na carreira. De qualquer forma, estou muito satisfeito com essa temporada na Fórmula Future, porque é uma categoria que faltava mesmo aqui no Brasil. Acho que facilitou as coisas para os mais novos e a tendência é que cresça ainda mais no ano que vem", falou Jardim sobre a categoria-escola que foi idealizada por Felipe Massa.
 

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Eduardo Leite é o vice campeão da Copa Montana

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O piloto paulista Eduardo Leite, da Hot Car Racing, ficou com o vice-campeonato da Copa Chevrolet Montana 2010. Em razão de um erro no sistema de pontuação do site da Stock Car, o prêmio de vice-campeão foi entregue, na noite de domingo, erroneamente ao piloto Rafael Daniel, da Scuderia 111. O sistema de pontuação não retirou os pontos de descarte de Daniel.

A Vicar, realizadora da competição, pede desculpas ao piloto Eduardo Leite pelo inconveniente irreparável e já convidou o mesmo para uma nova cerimônia, juntamente com seus patrocinadores, familiares e equipe, para receber seu prêmio de direito. O piloto mostrou nas pistas sua qualidade e chegar ao vice-campeonato em uma competição tão dura é motivo de orgulho para todos. Mais uma vez, nossas sinceras desculpas pelo ocorrido.

Os dez mais bem colocados da Copa Chevrolet Montana 2010 foram os seguintes: *

1) Diogo Pachenki
2) Eduardo Leite
3) Rafael Daniel
4) Douglas Soares
5) Wellington Justino
6) Sérgio Jimenez
7) Lucas Finger
8) Galid Osman
9) Serafin Junior
10) Thiago Riberi
 

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Treino que define o grid das 12h de Tarumã aconteceu ontem

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A briga pelo lugar mais alto do pódio promete ser intensa em mais uma 12 Horas de Tarumã. Os protótipos mostram cada vez mais velocidade e resistência na prova e acaba vencendo aquele que perde menos segundos com imprevistos ao longo da corrida. O vencedor do ano passado, Juliano Moro, estará na pista, mas em um carro diferente. O piloto competirá ao lado de Pierre Ventura e João Cardoso num protótipo MRX.

- 0 carro é praticamente igual ao que andei no ano passado. Já acelerei algumas voltas com ele em Tarumã e foi muito bom. A gente espera uma prova muito competitiva porque sabemos que os adversários estão muito fortes - afirmou Moro.

Juliano Moro venceu a prova em três ocasiões sendo duas a bordo do protótipo MCR e outra no protótipo MRX. Em 2009, o carro número 10, de João Cardoso, era um dos favoritos e só não beliscou o pódio porque quase ao final da corrida enfrentou problemas mecânicos para frustração do time.

Outro sempre candidato a brigar pela vitória é a equipe do MCR 99. O carro será guiado pelo trio formado por Paulo Hoerlle, Alexandre Hoerlle e Matheus Castro. A equipe reformou todo o carro devido a uma batida sofrida em prova disputada no Velopark. Desde então, o time trabalhou de forma intensa para o conserto. Uma das novidades no carro será a asa traseira. Construída em fibra de carbono a expectativa é que a peça ajuda na aerodinâmica, dando mais velocidade e estabilidade ao protótipo. O experiente piloto Paulo Hoerlle, comenta que a mudança para prova no período diurno deve aumentar o número de problemas mecânicos.

- Nessa época é muito quente e deve ser muito grande o número de quebras. Sem falar que quando esfriar a temperatura os carros estarão desgastados e os pilotos cansados tendo que enfrentar um período noturno ao final da prova - afirmou Hoerlle.

A equipe comandada pelo experiente preparador Luciano Mottin, promete vir com força. A bordo do MCR 46 estarão João Sant´Anna, Vitor Genz, Christian Castro, Carlos Kray e Fernando Poeta.

- A expectativa é muito boa. Estamos trabalhando intensamente e o resultado esperado é baixar em 2 segundos o tempo de volta na comparação com o ano passado - disse Mottin.

Entre as novidades no carro estão freios e rodas de Ferrari F430, da GT3. Também as rodas aro 18 fazem parte do novo pacote do carro que será usado na corrida.

Outros fortes candidatos a andarem no pelotão de frente são o protótipo Tubarão de Carlinhos e Tiel de Andrade e Bruno Justo e o Spyder dos irmãos Fernando, Nino e Joacir Stédile. Quem também já confirmou presença é o Audee 50. Além de Gustavo Tortelli, o time será formado por Vitor Costa e Cleber Vieira

- Esperamos buscar uma posição melhor esse ano. Em 2008 e 2009 ficamos em terceiro lugar na categoria até 2000cc-8valv. Coincidentemente quebramos duas rodas dianteiras (uma em cada ano) na mesma curva 9, e saímos atrás do prejuízo. Esperamos, se tudo der certo, conquistar a fita azul este ano - disse Tortelli.

Os treinos de classificação no Autódromo de Tarumã acontecem na quinta-feira (9) a partir das 19h com os protótipos na pista e a partir das 19h40 com os carros de turismo. A corrida terá largada ao meio dia de 11 de dezembro. Os ingressos custam R$ 15,00 por pessoa.


Fórmula Classic fará preliminar das 12 Horas de Tarumã

A Fórmula Classic, categoria de velocidade de carros antigos com mais de 30 anos de fabricação, fará, pela terceira vez consecutiva (desde 2008), a prova preliminar das 12 Horas de Tarumã.

O grid da 5ª etapa conta com raridades como Carretera Chevrolet 1936, Renault 4cv 1948 ("Rabo Quente"), DKW, até carros mais rápidos dos anos 70, tais como Opala, Passat, Fiat 147, Fusca Hot Car e outros, que obtêm tempos de volta parecidos com carros modernos do Marcas e Pilotos ou Endurance.

Nenhuma das categorias está com resultado definido, pois a etapa terá pontuação dobrada, devido à não realização da 4ª etapa, que seria em Santa Cruz do Sul, prometendo grandes pegas em busca do título.

A categoria fará uma homenagem a um grande piloto gaúcho falecido recentemente, que dará nome à etapa: "Prova Luiz Carlos Paré Rodrigues".

A prova será neste sábado, com treino classificatório às 8h30min, largada da primeira bateria às 9h, e da segunda às 10h.

Ingressos
R$ 15,00 Ingresso por pessoa
R$ 30,00 (Credencial de Box) por pessoa

Programação 12 Horas de Tarumã

Horários:
Treinos Livres
09 / 12 Quinta- Feira das 16:00h às 18:50h
09 / 12 Quinta-Feira das 20:20h à meia noite
10 / 12 Sexta-feira das 19:00h à 01:00h

Treino Classificatório
09 / 12 Quinta-Feira das 19:00h às 19:30h Protótipos
09 /12 Quinta-Feira das 19:40h às 20:10h Turismo
10/12 Sexta-feira - Vistoria Técnica na torre de abastecimento a partir das 20h

SÁBADO: 11/12

11:30h - Posicionamento no Grid - Le Mans
Meio Dia - LARGADA 12 HORAS TARUMÃ 2010
 

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Diferença para líder não tira otimismo de Fittipaldi no Trofeo Linea

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Depois de quase dois meses, o Trofeo Linea - nova categoria do automobilismo nacional - volta a acelerar e realiza neste domingo (dia 12) sua rodada final com a disputa da 11ª e da 12ª etapas no circuito de Santa Cruz do Sul (RS). Vice-líder do campeonato, o paulista Christian Fittipaldi briga pelo título e está otimista para a disputa contra o líder Cacá Bueno.

O ex-piloto da Formula 1 e da extinta CART está 22 pontos atrás do principal concorrente, restando 35 em jogo na rodada. Mesmo não tendo disputado as duas primeiras corridas, Fittipaldi somou pontos em todas as provas que participou e subiu quatro vezes ao pódio.

"Enquanto houver chances, vamos brigar. Estou bastante otimista e não tenho alternativa a não ser marcar muitos pontos nas duas provas. Vamos em busca da vitória na primeira prova e traçar uma estratégia para voltar ao pódio na segunda, quando o grid será invertido. Vou ter de contar com a sorte do meu lado também, mas não tenho nada a perder", declarou Fittipaldi, que venceu a última prova, em Brasília (DF).

Wilson Fittipaldi, diretor geral do time, concorda com o filho. "A expectativa é bem otimista. Matematicamente temos chances e eu sou da opinião que vamos conseguir. Realizamos um trabalho especial nos carros, com muita atenção à parte técnica, trocando o que precisava ser trocado e estamos prontos. Claro que não será fácil e teremos uma dificuldade extra de brigar contra o Cacá (Bueno), que é um ótimo piloto. Mas como as possibilidades existem, vamos lutar até o último metro de cada corrida", ressaltou.

Rodrigo Navarro, companheiro de Christian, também espera terminar o ano com o melhor resultado possível. "A expectativa para a última etapa é muito boa. Santa Cruz é uma pista que eu já andei algumas vezes, participei da inauguração, em 2005, e é um circuito que eu gosto muito por ser bastante seletivo. Acho que será uma corrida muito disputada e vou fazer de tudo para brigar por pontos e ajudar a equipe a pontuar da melhor maneira possível", completou o paulista.

Os treinos para a rodada gaúcha terão início nesta sexta-feira (10). O classificatório será no sábado (11). No domingo, as provas terão suas largadas às 13h15 e 16h35.

Confira a programação para a etapa de Santa Cruz:

Sexta-feira, dia 10 de dezembro
11h10 às 11h40 - 1º treino livre - Trofeo Linea
14h50 às 15h50 - 2º treino livre - Trofeo Linea

Sábado, dia 11 de dezembro
10h20 às 11h20 - 3º treino livre - Trofeo Linea
15h20 às 15h40 - treino classificatório - Trofeo Linea
15h45 - top qualifying - Trofeo Linea

Domingo, dia 12 de dezembro
13h15 - largada da 11ª etapa (ao vivo SporTV)
16h35 - largada da 12ª etapa

Os melhores na classificação do campeonato, após 10 etapas:

1) Caca Bueno, 83 pontos
2) Christian Fittipaldi, 61
3) Giuliano Losacco, 59
4) André Bragantini, 58
5) Alceu Feldmann, 57
6) Cesar Bonilha, 51
7) José Cordova, 46
8) Serafin Jr. e Popó Bueno, 43
10) José Vitte, 38
11) Antonio Jorge Neto, 33
12) Duda Pamplona, 30
13) Ricardo Maurício, 29
14) Ulisses Silva, 20
15) Clemente Faria Jr., 19
16) Thiago Camilo, 10
17) Leonardo Nienkotter, 7
18) Rodrigo Navarro, Cesar Marrucci e Fabio Carreira, 1
 

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Tudo pronto para as 12 horas de Tarumã

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Novamente Tarumã está em festa. Finalizando as comemorações dos 40 anos de inauguração do Autódromo Internacional de Tarumã, o Automóvel Clube do Rio Grande do Sul promove neste sábado a mais dura prova de resistência do Brasil, as 12 Horas de Tarumã.

No ano de aniversário a prova trás uma mudança significativa em sua formatação, trocando a noite pelo dia. A largada se dará ao meio dia de sábado com a chegada à meia noite. Esta mudança atendeu à solicitações das equipes que pediram por maior segurança e visibilidade durante a prova. Se a segurança aumenta pela prova ter a maior parte de sua duração com dia claro, as dificuldades aumentam com a previsão de muito calor e sol para o sábado.

A programação oficial da edição 2010 das 12 Horas de Tarumã que neste ano homenageia Aristides Bertuol, uma das grandes lendas da velocidade no Rio Grande do Sul e um dos maiores incentivadores da construção do autódromo, se inicia nesta quinta-feira, com a realização dos primeiros treinos livres oficiais e a realização das tomadas classificatórias a partir das 19 horas.

No sábado, a programação se inicia cedo, com a realização da preliminar da prova pela Formula Classic que disputará duas baterias na manhã de sábado. A prova da Formula Classic prestará homenagens à Luiz Carlos Pare Rodrigues, piloto, preparados e dirigente que nos deixou na última semana.
 

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Líder da F-Future Fiat chega para a decisão após vencer na Itália

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A primeira temporada da Fórmula Future Fiat - categoria de base do automobilismo instalada no Brasil em 2010 a partir de uma iniciativa do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa - termina neste domingo em Santa Cruz do Sul. O município, localizado a cerca de 150 km de Porto Alegre (RS), será palco das duas últimas corridas do ano, que vão apontar o primeiro campeão da história do certame.

E três pilotos chegam à final com chances de conquistar o título. Nicolas Costa, João Jardim e Francisco Alfaya - respectivamente representantes dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul - são os três primeiros da tabela de classificação e estão separados por apenas sete pontos (sem considerar descartes).

Para o carioca Nicolas Costa, sua maior fonte de motivação para esta final vem da Itália, onde ele conquistou há algumas semanas seu primeiro título internacional. Ele viajou à Europa para realizar testes com um carro da Fórmula Abarth pela equipe Euronova, e acabou recebendo um convite para a disputa do Abarth Day, em Varano, em razão de seu bom desempenho.

"Ter vencido minha primeira competição com um carro novo me deu muita força para essa final. A desvantagem que eu tenho, de não ter treinado na pista como outros pilotos fizeram, espero compensar com a confiança no meu próprio trabalho", destacou o líder do campeonato, que prefere não apontar estratégias para as corridas decisivas.

"Não quero ficar pensando agora em contas. Por liderar o campeonato, acho que estou em uma situação mais confortável. Vou fazer cálculos a partir da tomada de tempos, mas o objetivo principal é sempre brigar pela vitória e encerrar o ano com dois bons resultados", resumiu.

Inaugurado em junho de 2005, o Autódromo de Santa Cruz do Sul tem 3.531 metros de extensão e é marcado pela seletividade. São 14 curvas (sete para a direita e sete para a esquerda) mesclando trechos de alta e baixa velocidade.

"Visitei a pista, mas não cheguei a fazer nenhum treino nela. Pelo que pude perceber é um traçado bastante variado, bem no estilo em que eu gosto de pilotar. Espero que minha identificação com ele fique ainda mais forte depois deste final de semana", destacou Nicolas.

Os treinos livres para a sexta e última etapa da Fórmula Future Fiat 2010 começam na próxima sexta-feira, com três sessões de pista livre para os pilotos da categoria. Sábado é o dia reservado para as definições dos grids de largada, enquanto as corridas que vão definir o primeiro campeão da categoria acontecem no domingo.

Classificação do campeonato após cinco rodadas:

1- Nicolas Costa, 110 pontos
2- João Jardim, 103
3- Francisco Alfaya, 103
4- Johilton Pavlak, 93
5- Vinícius Alvarenga, 87
6- Jonathan Louis, 58
7- Felipes Apezzatto, 50
8- Rafael Azrak, 29
9- Robert Curia, 23
10- Raphael Abbate, 10

A programação do final de semana é a seguinte:

Sexta-feira - 10/12

10:30 - 1º Treino Livre Fórmula Future
11:10 - 1º Treino Livre Trofeo Linea
13:30 - 1º Treino Livre 600 Hornet
14:10 - 2º Treino Livre Fórmula Future
14:50 - 2º Treino Livre Trofeo Linea
16:00 - 2º Treino Livre 600 Hornet
16:40 - 3º Treino Livre Fórmula Future

Sábado - 11/12

09:00 - 3º Treino Livre 600 Hornet
09:40 - 4º Treino Livre Fórmula Future
10:20 - 3º Treino Livre Trofeo Linea
11:30 - 4º Treino Livre 600 Hornet
12:10 - 5º Treino Livre Fórmula Future
13:45 - Treino Classificatório Q1 - 600 Hornet
14:10 - Treino Classificatório Q2 - 600 Hornet
14:40 - Treino Classificatório - Fórmula Future
15:20 - Treino Classificatório - Trofeo Linea
16:00 - Top Qualifying - Trofeo Linea

Domingo - 12/12

10:50 - 1ª bateria - 600 Hornet
12:05 - 1ª bateria - Fórmula Future
13:15 - 1ª bateria - Trofeo Linea
14:20 - 2ª bateria - 600 Hornet
15:30 - 2ª bateria - Fórmula Future
16:35 - 2ª bateria - Trofeo Linea
 

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João Jardim aposta na conquista do título na F-Future Fiat

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A Fórmula Future Fiat, mais nova categoria do automobilismo brasileiro que tem como padrinho, o piloto Felipe Massa, chega para a última etapa da sua temporada 2010 no próximo final de semana. Quatro pilotos, entre eles o sorocabano João Jardim, disputam o título no Autódromo de Santa Cruz do Sul - a 150 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Mais que a conquista de um importante título no início da carreira no automobilismo, a Fórmula Future Fiat vale ainda, para seu campeão, uma vaga no programa de desenvolvimento de pilotos da equipe Ferrari de Fórmula 1 - o Ferrari Drivers Academy. E também uma temporada completa no Campeonato Italiano de Fórmula Abarth, marcando a entrada desse jovem talento brasileiro no automobilismo europeu.

Representante do estado de São Paulo na briga pelo título, João Jardim chega em Santa Cruz do Sul confiante, principalmente por conta do seu retrospecto na temporada.

"Durante todo o ano, minha pior posição no campeonato foi a vice-liderança. Sem contar que alternei etapas entre a primeira e a segunda posição nos pontos. Então essa é a hora de mais uma virada", destacou o piloto, segundo colocado na classificação - atrás apenas do carioca Nicolas Costa e empatado com o gaúcho Francisco Alfaya, com uma diferença de apenas sete pontos entre eles (sem considerar descartes).

Serão duas corridas no próximo domingo que vão definir o título da Fórmula Future Fiat. O traçado da pista em Santa Cruz do Sul é um dos mais seletivos da temporada, com 3.531 metros de extensão e 14 curvas, sendo sete para a direita e sete para a esquerda. Em sua primeira temporada no automobilismo depois de ter completado carreira no kart, João Jardim não esconde a ansiedade de poder conquistar o título.

"Vai ser um final de semana muito equilibrado. Sem dúvida todos os pilotos que estão na briga vão dar o melhor de si. Mas estou bem confiante que posso andar bem nessa pista e estar na briga pela vitória, antes de tudo", comentou Jardim.

Os treinos livres para a sexta e última etapa da Fórmula Future Fiat 2010 começam na próxima sexta-feira, com três sessões de pista livre para os pilotos da categoria. Sábado é o dia reservado para as definições dos grids de largada, enquanto as corridas que vão definir o primeiro campeão da categoria acontecem no domingo.
 

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Zonta confirma presença nas 24h de Daytona e no Desafio de Kart

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As temporadas da Stock Car e do Mundial de FIA GT podem ter terminado, mas Ricardo Zonta não terá férias nas próximas semanas. O ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1 terá uma agenda repleta de viagens e corridas em equipamentos diferentes do Stock e do Lamborghini com os quais está habituado.

Entre os dias 17 e 19 de dezembro, apenas uma semana antes do Natal, Zonta volta às origens e disputa em Florianópólis (SC) o Desafio Internacional de Kart, evento organizado por Felipe Massa (piloto da Ferrari na F-1) que parte para sua sexta edição e já está se tornando uma tradição entre os competidores. "É como todos falam: um evento festivo até a segunda página", brinca Zonta.

"O kartismo é a origem de todos os pilotos do grid, o que dá um tom de nostalgia. Mas, ao mesmo tempo, com tantos pilotos consagrados, todo mundo quer sair de lá em alta, podendo falar que derrotou todos eles na festa de encerramento. Só que, neste ano acontecerá algo inédito: disputarei uma corrida de kart à noite, algo que nunca enfrentei quando competi nos anos 80 e 90. Será algo bem interessante", destaca.

Passado o Desafio, Zonta tira um rápido intervalo para as festas de fim de ano e, nos primeiros instantes de 2011, parte para os Estados Unidos, onde disputará a prova de longa duração mais tradicional do esporte a motor norte-americano: as 24 Horas de Daytona. "Representarei a equipe Krohn, com a qual disputei as temporadas de 2008 e 2009 da Grand Am. Espero poder começar o ano com o pé direito e um bom resultado, para trazer boas energias", completa Zonta, dono de duas vitórias, uma pole e três pódios na Grand Am.
 

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Braga acolhe 6 Horas de Resistência de Clássicos

A época de 2010 do automobilismo nacional de velocidade termina com mais uma edição das 6 Horas de Clássicos de Braga, que têm de novo a companhia da Taça Challenge Desafio Único
6HorasResistenciaClassicosBraga_250.jpg
Pela 13ª vez, a temporada do automobilismo nacional de velocidade termina, este fim-de-semana, em Braga com mais uma edição das 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga, que têm de novo a companhia da Taça Challenge Desafio Único.
Como de costume, o circuito Vasco Sameiro é o palco da grande festa de fim de ano dos clássicos, desta vez nos dias 11 e 12 de Dezembro, com duas corridas de resistência, pois, além das 6 Horas de Clássicos, tem lugar uma corrida de quatro horas com os concorrentes que disputaram o Troféu FEUP 1 e 2, com os Fiat Uno e Punto a correrem em conjunto.
A equipa da fábrica Italiana, com José Pedro Fontes, Carlos Abreu, Rufino Fontes. Francisco Sottomayor, a que se junta este ano Miguel Fontes, regressa para defender a vitória alcançada no ano passado. Também presentes vão estar os restantes ocupantes do pódio de 2009, no caso, a Express Glass, com Gil Oliveira, Luís Sousa, Paulo Jorge e Vítor Araújo, bem como os Comissários em Pista, com Paulo Silva, Nuno Lima e Ricardo Maia. Curiosa vai ser ainda a participação da Auto Sueco Minho, que traz um Volvo 240 Turbo pelas mãos de António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos.
No que diz respeito à Taça Challenge Desafio Único, é mais complicado arriscar favoritos, mas vai ser curioso assistir à luta entre os Fiat Uno e Punto. Em termos de regulamento, as equipas podem ser formadas por um mínimo de dois e um máximo de cinco elementos. Cada elemento não poderá conduzir mais que 85 minutos seguidos. No caso da Taça Challenge Desafio Único, as equipas podem ser formadas de dois a quatro elementos e o tempo máximo de condução é de 70 minutos. Apesar de correrem em conjunto, no final haverá classificações separadas para o Desafio FEUP 1 e 2.
No sábado, 11 de Dezembro, a Taça Challenge Desafio FEUP tem os seus treinos cronometrados a partir das 8:30, tendo depois a sua corrida a partir das 11:00. Ainda no sábado, os concorrentes das 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga têm uma sessão de treinos livres às 9:35 e os cronometrados às 15:15. No domingo, dia 12 de Dezembro, terão lugar então as 6 Horas de Resistência de Clássicos de Braga a partir das 10:00 e com final agendado para as 16:00.
 

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Le Mans: Audi apresenta R18

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A Audi apresentou esta sexta-feira o R18, carro que tentará em 2011 vencer as 24 horas de Le Mans.


Especificamente construído para a popular prova francesa, o R18 é um coupé fechado, e com impressionante aerodinâmica. «No futuro, a eficiência aerodinâmica será ainda mais importante em Le Mans que era no passado», disse Wolfgang Ulrich, responsável pela Audi Motorsport, para quem as simulações em computador e os testes de túnel de vento comprovam a teoria.

Com um motor 3,7 litros V6TDI, a Audi anuncia que o motor é mais pequeno que outros fabricados no passado. O novo carro, que poderá vir a ser pilotado pelo português Filipe Albuquerque, começou a ser desenvolvido em meados de 2009, ou seja há cerca de ano e meio.

De acordo com as previsões actuais, a marca alemã deverá fazer alinhar três carros na edição de 2011 de Lemans.



abola
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Trofeo Linea: Desclassificação tira vice de Fittipaldi

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Equipe Fittipaldi termina o campeonato com cinco pódios, sendo uma vitória.

A rodada final do Trofeo Linea, neste domingo (dia 12), em Santa Cruz do Sul (RS), foi emocionante e contou com disputas eletrizantes do início ao fim, como aconteceu ao longo de toda a temporada de estréia da categoria. Com a vitória na segunda prova do dia, o carioca Cacá Bueno consagrou-se campeão. Na primeira corrida, disputada com chuva e pista muito molhada, André Bragantini cruzou a linha de chegada na frente.

Na equipe Fittipaldi, Christian Fittipaldi terminou a 11ª etapa na quarta posição, mesma colocação que cruzou a linha de chegada na prova final. O piloto, no entanto, foi desclassificado da última etapa, em virtude de um toque com Bragantini. Com a decisão, Fittipaldi perdeu o vice-campeonato e terminou em quarto lugar na temporada.

A alegria da equipe ficou por conta do terceiro lugar de Rodrigo Navarro na 12ª etapa. O piloto cruzou a linha de chegada em quinto, mas foi beneficiado pelas punições ao companheiro e ao piloto Alceu Feldmann. Na primeira corrida do dia, Navarro havia sido o nono colocado.

Sob o comando de Wilson Fittipaldi, a equipe completou sua primeira temporada na categoria com cinco pódios, sendo uma vitória, mesmo tendo corrido 10 das 12 provas. Christian só não pontuou justamente na última etapa, quando foi desclassificado.

"Na primeira corrida, levei um toque do Feldmann na última curva, perdi a terceira posição e terminei em quarto. Na segunda, acabei desclassificado pelo toque no Bragantini. Não fiquei satisfeito com a decisão, porque usaram dois pesos e duas medidas. Cai de segundo para quarto no campeonato", lamentou Christian.

"Eu freei tarde e realmente encostei no carro do Bragantini, mas não levei vantagem", explicou o piloto, que inclusive freou para não ultrapassar o adversário.

"Fico feliz pelo Rodrigo ter terminando entre os três primeiros. Analisando a temporada, acho que foi muito boa. Não corremos na 1ª rodada, no Rio, terminamos na pista em segundo, mas com essa decisão fomos quarto no campeonato. Acredito que em 2011 a tendência da categoria seja crescer ainda mais", completou Fittipaldi.

"Não dá nem para comemorar. Foi um resultado muito legal, mas infelizmente para a equipe seria mais importante o vice-campeonato do Christian", ressaltou Navarro ao final da rodada.

"Na pista, o carro era muito rápido. Achamos o acerto para as corridas e tanto na primeira, no molhado, quanto na segunda, no seco, o carro estava ótimo e apresentei um ritmo forte. Largar em 16º na primeira prova e terminar em terceiro na segunda bateria foi muito bom. Uma pena só pelo o que aconteceu com o Christian", comentou o paulista.

"A equipe está de parabéns. Mesmo com as dificuldades por não termos participado das duas primeiras etapas, todos se empenharam muito na disputa do campeonato e têm o mérito de ter chegado até o final brigando pelo título", finalizou Navarro.
 

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Equipe Fittipaldi termina o campeonato com cinco pódios, sendo uma vitória. A rodada

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Um final de temporada de arrepiar. A prova 16 do Porsche GT3 Cup 997, realizada neste domingo em Interlagos, teve tudo o que os espectadores que compareceram às arquibancadas do autódromo paulistano esperavam: disputas acirradas, saídas de pista e acidentes. Depois de 16 voltas, a vitória ficou com Miguel Paludo, enquanto o ex-motociclista Alex Barros conquistou o vice-campeonato. Ricardo Baptista, que também poderia terminar o ano em segundo lugar, abandonou devido a avarias em seu carro, causadas por um acidente.

Largando na pole position, Constantino Júnior não teve dificuldades para manter a liderança após a largada. Marcel Visconde assumiu o segundo lugar e Paludo saiu de nono no grid para terceiro no fechamento da primeira volta. Paludo ultrapassou Marcel na terceira volta e na seguinte já aparecia na liderança, após ultrapassar Constantino. Este manteve o segundo lugar até abandonar com uma pane no câmbio.

O abandono de Constantino deixou Rosset e Barros disputando o segundo lugar. O duelo, empolgante, foi acompanhando de perto por Marcel, quarto colocado. Mesmo correndo com o ombro esquerdo contundido (consequência de uma queda em um evento de motociclismo ocorrido na semana anterior) e sentindo muitas dores, Barros atacou fortemente Rosset até a última volta. Na bandeirada, a diferença entre o campeão e o vice da temporada de 2010 foi de apenas 93 milésimos de segundo. O pódio teve uma festa da família Paludo, já que Daniel, irmão de Miguel, terminou a corrida em quinto lugar após uma boa disputa com Roberto Posses, sexto colocado. Foi a primeira vez que uma prova do Porsche GT3 Cup terminou com a presença de dois irmãos no pódio.


Resultado final da prova 16 do Porsche GT3 Cup 997:

1) 77-Miguel Paludo, 16 voltas em 27:26.002
2) 1-Ricardo Rosset, a 12.000
3) 4-Alex Barros, a 12.093
4) 55-Marcel Visconde, a 12.684
5) 89-Daniel Paludo, a 24.163
6) 52-Roberto Posses, a 26.027
7) 63-Sérgio Ribas, a 32.932
8) 13-Fábio Casagrande, a 37.881
9) 3-Eduardo de Souza Ramos, a 39.846
10) 10-Adalberto Baptista, a 40.153
11) 70-Marcelo Franco, a 1:01.448
12) 11-Omilton Visconde Júnior, a 1:1:02.899
13) 44-Santos Zanella, a 1:13.584
14) 99-Tom Valle, a 1 volta
15) 16-Esio Vichiese, a 2 voltas
16) 81-Bernardo Parnes, a 4 voltas
17) 92-Ricardo Vianna, a 6 voltas (câmbio)
18) 00-Constantino Júnior, a 7 voltas (câmbio)
19) 997-Marcos Barros, a 8 voltas (vazamento de água)
20) 27-Ricardo Baptista, a 13 voltas (acidente)
21) 46-Lucas Molo, a 15 voltas (acidente)
22) 7-Clemente Lunardi, a 15 voltas (abandono voluntário)
23) 26-André Lara, a 15 voltas (acidente)
24) 18-Danilo Fernandez, a 16 voltas (acidente)
25) 36-Charles Reed, a 10 voltas (acidente)
26) 34-Maurizio Billi, a 11 voltas (bomba de água)
Volta mais rápida: Miguel Paludo, 1:41.450, média de 152,907 km/h


Classificação final do campeonato após 16 provas:

1) Ricardo Rosset, 248 pontos (269); 2) Alex Barros, 201; 3) Ricardo Baptista, 175; 4) Marcel Visconde, 149; 5) Maurizio Billi, 136; 6) Clemente Lunardi, 129; 7) Tom Valle, 128; 8) Sérgio Ribas, 123; 9) Miguel Paludo, 102; 10) Guilherme Figueirôa, 82; 11) Daniel Paludo, 78,5; 12) Leo Burti, 76; 13) Roberto Posses, 76; 14) Constantino Júnior, 69,5; 15) Lucas Molo, 59; 16) Elias Azevedo, 50; 17) Otávio Mesquita, 46; 18) Charles Reed, 41; 19) Omilton Visconde Júnior, 40; 20) Adalberto Baptista, 33,5; 21) Christiano Piquet, 24; 22) Danilo Fernandez, 24; 23) Ésio Vichiese, 18; 24) Ricardo Vianna, 17,5; 25) Marcos Barros, 15; 26) Fábio Casagrande, 14; 27) Felipe Johannpeter, 13; 28) Antônio Hermann, 12; 29) Bernardo Parnes, 12; 30) Eduardo de Souza Ramos, 11; 31) Marcelo Franco, 10; 32) Marcelo Ometto, 9; 33) Santos Zanella (México), 3; 34) Henry Visconde, 2; 35) André Lara, 1; 36) Paco Salcedo (México), sem pontos.
 

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Sérgio Sousa qualificado para Fórmula BMW Talent Cup

Sérgio Sousa cumpriu testes em Espanha, nos circuitos de Monteblanco e Cartagena, ao volante de um Fórmula BMW, obtendo a qualificação para a Talent Cup 2011
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O autódromo de Cartagena foi a pista escolhida para o estágio de final do ano do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da BMW Motorsport, que contou com a participação de Sérgio Sousa, um jovem piloto de 17 anos, radicado no Algarve. O jovem luso realizou testes em Espanha, nos circuitos de Monteblanco e Cartagena, ao volante de um Fórmula BMW, obtendo a qualificação para a Talent Cup 2011.
Após os testes realizados no autódromo de Monteblanco, 15 pilotos foram seleccionados para o estágio final, onde puderam contar com o apoio e a experiência de vários pilotos profissionais, como Jorg Muller, Dirk Adorf e Dirk Muller, entre outros, bem como de engenheiros e mecânicos muito experientes na Fórmula BMW e ainda do director da BMW Motorsport, Mário Thiessen.
As surpresas não ficaram por aqui, já que o recém coroado Campeão Mundial de Fórmula 1, Sebastien Vettel, também marcou presença em Cartagena, cumprindo a promessa de voltar a pilotar um Fórmula BMW RB2, em que iniciou a sua carreira no desporto automóvel, há sete anos, promovendo assim um momento muito especial.
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A Fórmula BMW, reconhecida categoria de promoção, já contou com grandes nomes nas suas grelhas, desde Sebastien Vettel a Nico Rosberg, passando por Timo Glock, Sebastien Buemi, Nico Hulkenberg, Adrian Sutil, Christian Klien e Bruno Senna, que rumaram mais tarde para a Fórmula 1, bem como Sérgio Perez, que se irá estrear na Fórmula 1 em 2011, Esteban Gutierrez, campeão de GP3 em 2010, e Oliver Turney, piloto de testes da McLaren.
No momento em que anuncia as suas orientações para os próximos anos, a BMW Motorsport, aproveitando a experiência acumulada, resolveu apostar num ambicioso programa de captação e o desenvolvimento de jovens promessas do automobilismo, que será a fórmula BMW Talent Cup 2011.
“Após os testes de Monteblanco, a BMW Motorsport voltou a depositar confiança em mim, naquela que é uma oportunidade única, dando tudo por tudo. Apesar da minha inexperiência em monolugares rodei sempre nos lugares de topo e aprendi muito ao longo destes dois dias em Cartagena. Tivemos várias sessões de treinos, bem como a simulação da qualificação, onde pude aprender a tirar partido do monolugar, bem como dos pneus e como os gerir. Para além disso tivemos treinos mentais e contamos com os conselhos de pilotos experientes, entre eles Sebastian Vettel, para evoluirmos, havendo ainda a oportunidade de conhecer o Dr. Mario Thiessen”, disse Sérgio Sousa.
 

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Datsun 1200 vence 6 Horas de Clássicos de Braga

A equipa de José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes, ao volante de um Datsun 1200, triunfou na 13ª edição das 6 Horas de Clássicos de Braga
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A 13ª edição das 6 Horas de Clássicos de Braga, que teve lugar este fim-de-semana, consagrou a equipa de José Fafiães, Manuel Valente e Cristiano Sá Fernandes (Datsun 1200), em mais uma organização do Clube Automóvel do Minho.
Durante os 360 minutos de corrida, a incerteza quanto aos vencedores foi grande, isto porque foram várias as formações que passaram pelo comando, mas alguns por problemas mecânicos foram-se atrasando ou desistindo. No final, foi a equipa de José Fafiães a vencer, depois de uma prova regular, em que soube gerir os acontecimentos da melhor forma, além de ter registado um andamento muito consistente.
Em condições semelhantes, a AMCO Racing I, com Albino Osório, Luís Sousa, João Pedro Sousa e Pedro Martins (Ford Escort), chegou ao segundo posto. Depois de terem começado por lugares mais baixos da classificação, a equipa foi ao longo do tempo subindo posições, rodando depois sempre de forma persistente nos lugares cimeiros, terminando folgados neste lugar.
O derradeiro lugar do pódio ficou entregue à Auto Sueco Minho, que trouxe para esta corrida o Volvo 240 Turbo, que chegou a ser campeão nacional de velocidade. António Rodrigues, Lennart Westrin e Manuel Ramos dividiram o volante do carro sueco, tendo alguns problemas eléctricos na parte final, mas também um pouco de sorte, pois a Scirocco Team, com Fernando Xavier e António Santos (Volkswagwen Scirocco), estava em terceiro com uma boa vantagem quando ficou pelo caminho a poucos minutos do final.
A lista dos cinco primeiros ficou completa com a AMCO Racing II, com José Carlos Magalhães, José Couceiro, Hugo Pereira, Hélder Oliveira e Francisco Pinto (BMW 323), e a Scirocco Team, que, mesmo depois de parar, ainda foi quinta classificada.
Grande dose de azar para a equipa dos Comissários do CAM, com Nuno Lima, Paulo Silva e Ricardo Maia, pois logo na segunda volta, quando era terceira, o carro capotou à entrada da parabólica no final da recta da meta. Felizmente nada de grave se passou com Nuno Lima, que ia ao volante, mas o Opel Manta ficou um pouco mal tratado. Com isto, o “Safety-Car” esteve em pista cerca de 20 minutos, para que as condições de corrida fossem restabelecidas.
Pelo caminho ficaram ainda a Fábrica Italiana Trsport 1, de Carlos Abreu, Rufino Fontes, José Pedro Fontes, Miguel Fontes e Rosário Sottomayor, que defendiam a vitória alcançada o ano passado. Ainda na volta de formação da grelha de partida partiu-se o motor do Alfa Romeo Giullia. O Team Stand Carvalho, com Manuel Ferreira, Silvino Pires e Carlos Pires (BMW 2002), foi outra das formações que desistiram quando lideravam, depois de um problema de motor.
 

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Nelsinho Piquet é piloto oficial da NASCAR

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Nelsinho Piquet anuncia hoje seu contrato com a equipe Kevin Harvick Incorporation para disputar a temporada completa da Nascar Truck Series em 2011.

“Estou ansioso para que chegue logo a primeira corrida. Em 2010, tive a oportunidade de disputar algumas provas na Nascar e me apaixonei pela categoria. Fico contente por voltar a correr uma temporada completa nesta nova etapa de minha carreira, nos Estados Unidos”, declarou o brasileiro de 25 anos de idade.

Piloto consagrado na Nascar e um dos proprietários da equipe de Nelsinho Piquet, Kevin Harvick considera “uma oportunidade única contar com o piloto do nível do Nelson na equipe”. “Nas cinco corridas que disputou na temporada de 2010, ele não só ganhou experiência importante como conseguiu concluir corridas em posições respeitáveis. Estamos empolgados em contar com o Nelson na Nascar Truck Series nesta nova etapa de sua carreira”, completou Harvick, que fornecerá ao brasileiro caminhonetes Chevrolet Silverado.

Nelsinho Piquet fez sua primeira prova na Nascar Truck Series na abertura da temporada, em Daytona, em fevereiro de 2010. Terminou em sexto lugar. Neste ano, ele disputou outras quatro etapas do campeonato e correu ainda uma prova da Nascar Nationwide Series, na qual foi sétimo colocado. A estreia na temporada de 2011 será em Daytona, no dia 18 de fevereiro.

“Desejo ser o primeiro brasileiro a vencer uma prova na Nascar, a disputar um título da categoria e abrir caminho para outras gerações de pilotos do meu país nas pistas americanas. Pretendo executar esse objetivo respeitando a hierarquia da categoria e encarando essa nova empreitada como um projeto de longo prazo”, disse Nelsinho Piquet a respeito de seu novo plano de carreira.
 

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Pilotos gaúchos dominam as 12h de Tarumã

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A mais tradicional prova e a que encerra o ano da velocidade no Rio Grande do Sul foi disputada no último sábado no Autódromo Internacional de Tarumã. As 12 Horas de Tarumã, mesmo valendo pelo calendário de uma categoria diferente sempre atraiu pilotos das mais diversas categorias e como não poderia deixar de ser, o Marcas & Pilotos foi categoria com maior número de representantes.

O campeão e vice da classe B do Marcas, Cristiano Almeida e Régis Boéssio participaram da prova em um protótipo MRX e um Aldee Coupé respectivamente. Cristiano participou do time do MRX 10 que liderou boa parte da prova até enfrentar problemas e ter que abandonar. Mesmo assim, alcançaram o 3o posto na classificação geral. Já Régis que encarou o desafio a bordo do Aldee 50 com outros pilotos que já participaram do Marcas (Vitor Costa, Gustavo Tortelli e Cleber Vieira) enfretram poucos problemas e alcançaram o nono posto na geral e a vitória na classe II 8v.

No Gol 22 da equipe Pole, um trio do Marcas, Ike Halmschleger, Rafael Biancini e Henrique Ross em uma prova memorável levaram o Gol da equipe ao quinto posto da geral e segundo da classe IV, subindo ao podium das 12 Horas de Tarumã pela segunda vez consecutiva.

Na sexta posição da geral, mais um representante do Marcas. Carlos Belleza encarando o desafio de 12 Horas com um terceiro posto da classe IV fez a festa com seus parceiros do Corsa 54 (Pedro Ávila/ Diogo Bottaro). Na sétima posição, Paulo Pretto e Hardy Kohl Jr. conduziram em parceria com Alexandre Lima o VW Gol 77 ao quarto posto da classe IV com uma boa prova, atrasados apenas por pequenos problemas.

A dupla Daniel Elias e Mário Bernardi enfrentou muitos problemas no sábado, iniciando por um superaquecimento em seu VW Gol 177 ainda na primeira hora de prova. Na terceira hora a dupla teve o motor de seu carro quebrado, mas a equipe sem desistir realizou a troca do motor e a dupla retornou à prova, mesmo com atraso. A persistência rendeu o 11o posto na geral e a 5a posição na classe IV.

Outro trio que enfrentou problemas com a quebra de motor foi o trio Airton Diehl/ Isadora Diehl/ Neni Trentin que enfrentaram a quebra do motor de seu VW Gol 11 com menos de 3 horas de prova. A exemplo da equipe do Gol 177, a equipe trabalhou e colocou o carro de volta à prova, mesmo com muito atraso. A insistência valeu o sexto posto na classe IV.

Na sétima posição da Classe IV um trio de batalhadores. Jairo Silva/ Carlos Brito e Edson Serdeira com o único carro Marcas no grid (Fiat Uno) lutaram com problemas de transmissão por horas. Sem desistir o trio e sua equipe deu show, trabalhando incansavelmente para recolocar o carro na pista.

Luciano Cardoso em equipe formada com seus irmãos Juliano Cardoso e Laenio Jr. também enfrentaram uma quebra em seu VW Gol 21, o que obrigou o trio a abandonar a prova no meio de tarde.

Mais azar tiveram o quarteto Paulo Rotta, Rodrigo Messa, Nelson Cardoso e Rangel Zen. O estouro do motor de seu Aldee Coupé 56 ainda na primeira hora de prova obrigou a equipe a abandonar a prova em definitivo, o mesmo acontecendo com o protótipo MRX 18 de Luiz Kreuz/ Renato Kreuz/ Ricardo Kreuz e João Batista Rodrigues que foi o primeiro a abandonar a prova com apenas 18 voltas quando o motor VW Turbo quebrou.

Nesta semana todas as atenções se voltam para o dia 17 de dezembro quando acontece a grande festa de premiação dos campeões 2010. A festa encerra o ano da velocidade no Rio Grande do Sul e acontece nas dependências do Velopark. Maiores informações pelo 51 3224 4808.
 

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Fórmula Indy:

Helio Castroneves conquista o Capacete de Ouro pela quinta vez
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O piloto brasileiro Helio Castroneves, do Team Penske de Fórmula Indy, conquistou pela quinta vez o trofeú Capacete de Ouro, prêmio oferecido pela revista Racing. A solenidade de entrega aconteceu ontem, 13, em São Paulo e Castroneves, por estar nos Estados Unidos, foi representado por seu pai. Esta foi a sua quinta premiação, sendo três de forma consecutiva: 2003, 2006, 2008, 2009 e 2010.

Criado em 1997, o Capacete de Ouro teve em 2010 a 14ª edição e o resultado final de cada categoria é determinado pelo voto direto dos jornalistas, que fazem suas escolhas a partir de uma lista tríplice para cada categoria formada pelo desempenho de cada competidor ao longo do ano. Todas as conquistas de Helio Castroneves ocorreram na categoria TOP.
 

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Zonta celebra ida do FIA GT à Curitiba em 2011

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O Mundial de FIA GT, um dos mais prestigiados campeonatos de automobilismo do planeta, com a presença de grandes marcas envolvidas, como Ford, Lamborghini, Maserati, Aston Martin e Chevrolet, entre outras, confirmou nos últimos dias sua visita a Curitiba na próxima temporada.

A corrida em solo paranaense será a penúltima do campeonato, no dia 23 de outubro, ocupando o lugar deixado pelo Mundial de Turismo (WTCC), que foi para Interlagos. Para Ricardo Zonta, único brasileiro campeão, em 1998, e vencedor de duas corridas neste ano, a notícia não poderia ser melhor.

"Correr diante de casa é sempre bom", destaca Zonta, ex-piloto das equipes McLaren, BAR, Jordan, Toyota e Renault na F-1, que já competiu na pista localizada em Pinhais em quase todas as categorias pelas quais passou: F-Chevrolet, F-3, ITC (antiga DTM), World Series e Stock Car, somando poles e vitórias.

"É um circuito moderno e capaz de absorver toda a estrutura do FIA GT. Seu traçado curto e rápido se torna um grande ingrediente para as corridas, que são bastante movimentadas e longas. Acredito que Curitiba deixará uma ótima impressão, assim como aconteceu com o WTCC", analisa o piloto, que vê na confirmação da prova uma vitória aos fãs locais.

"Cresci correndo em Curitiba e espero, em novembro, poder colocar mais uma vitória em meu currículo nesta pista. Para o público paranaense, apaixonado por automobilismo, a notícia caiu como uma luva. Poder ver esses supercarros andando a quase 300 km\h é privilégio para poucos e torcer por um piloto local é melhor ainda. Será uma grande festa!", completa. Além de Zonta, o FIA GT também conta com o paranaense Enrique Bernoldi no grid.
 

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Jonas Rodrigues faz balanço positivo de 2010

Centrando a época em ensaios com o F. BMW da Daltec Racing, o piloto luso-suíço foi evoluindo na equipa do campeonato Lista Junior, chegando mesmo a vencer o estágio de detecção de jovens talentos
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Autor de vários testes de preparação visando uma época de estreia nos monolugares em 2011, Jonas Rodrigues faz um balanço positivo deste primeiro ano de contacto com o universo dos fórmulas. Centrando a actual temporada em ensaios com o F. BMW da equipa Daltec Racing, o piloto luso-suíço foi gradualmente evoluindo no seio da estrutura de referência do campeonato Lista Junior, chegando mesmo a vencer o estágio de detecção de jovens talentos na Suíça.
“Foi um bom ano pois pude aprender e desenvolver a pilotagem deste monolugar em diferentes condições e pistas. Penso que a evolução foi grande pois parti do zero e a cada novo teste consegui sempre melhorar a minha prestação, verificando até, em certas alturas, que podia ser tão rápido como pilotos que já militam na categoria há já algum tempo. Acabar o ano como vencedor deste estágio anual realizado aos comandos do F. BMW foi a melhor recompensa que podia ter recebido”, começou por afirmar o piloto de 15 anos.
“A vitória no estágio foi muito importante pois estiveram presentes os actuais melhores pilotos do karting suíço, entre participantes de outras nacionalidades. Dedicando apenas o ano a testes, este resultado acabou por ser a melhor prova da minha evolução ao volante de um monolugar da BMW. Consciente de que uma boa prestação poderia abrir portas para a obtenção de patrocínios, concentrei-me a fundo e o resultado final foi muito positivo para mim, frente a um plantel de 18 concorrentes e a um júri de peso”, acrescentou Jonas Rodrigues.
Tricampeã por equipas em 2010 e vencedora dos campeonatos de 2008 e 2009, a Daltec Racing cedo iniciou um profundo trabalho com o jovem piloto. Reconhecida por ser uma estrutura que concentra os seus esforços na formação de pilotos, a equipa sediada na Suíça rapidamente colocou à disposição de Jonas Rodrigues as condições para uma aprendizagem adequada: telemetria, acompanhamento teórico e técnico, testes em circuitos tecnicamente diferentes, passando ainda por um ambiente familiar, bem característico na Daltec.
“Trabalhei com engenheiros e mecânicos diferentes a cada novo teste e as relações foram sempre das melhores. Rapidamente senti-me como se fizesse parte de uma grande família. A cada sessão de análise de telemetria, a interacção foi sempre uma constante. As minhas opiniões foram sempre ouvidas, e isso é bastante gratificante, especialmente por parte de uma equipa de topo com um palmarés que fala por si só”, rematou o piloto luso-suíço.
Conhecido já o calendário da Lista Junior de 2011, que se disputará novamente em seis provas duplas, a Daltec Racing prevê, já em Janeiro, mais um teste com Jonas Rodrigues, antes do arranque do campeonato agendado para meados de Abril. Hockenheim (Alemanha), A1 Ring (Áustria), Most (República Checa), Dijon (França) e Monza (Itália) são os circuitos de eleição para uma próxima edição de relevo, que deverá acolher várias equipas oriundas da agora extinta F. BMW europeia.
 

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Indy - 15/12/2010

Hildebrand assina com a Panther
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JR Hildebrand substituirá Dan Wheldon na Panther Racing em 2011 após assinar um contrato de múltiplos anos, confirmou a equipe na terça-feira.

O californiano de 22 anos, que conquistou o título da Indy Lights em 2009 e fez sua estréia na Fórmula Indy no lugar de Mike Conway na Dreyer & Reinbold nas etapas de Mid-Ohio e Sonoma, vinha sendo ligado à vaga há algum tempo.

"Eu não poderia estar mais animado por estar na Panther Racing", disse Hildebrand. "Esta é minha primeira vaga em tempo integral na Fórmula Indy, e o carro da Panther é um dos melhores da categoria, então poder começar minha carreira com uma equipe deste calibre é grandioso. Já sinto que, com a pequena experiência que tive aqui, será uma ótima combinação para todos nós".
 

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Veja a lista de todos os campeões do DTM

O piloto inglês Paul di Resta conquistou na temporada 2010 o seu
primeiro título no DTM. Ele se junta num rol de grandes nomes do
automobilismo, que fizeram sucesso nessa categoria de carros Turismo
Alemã.

Confira abaixo a lista completa dos campeões dessa categoria:

2010 - Paul di Resta (ING, Mercedes)
2009 - Timo Scheider (ALE, Audi)
2008 - Timo Scheider (ALE, Audi)
2007 - Mattias Ekstrom (SUE/Audi)
2006 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2005 — Gary Paffett (ING/Mercedes)
2004 — Mattias Ekstrom (SUE/Audi)
2003 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2002 — Laurent Aiello (FRA/Audi)
2001 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
2000 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
1996-1999 - vide observação abaixo
1995 — Bernd Schneider (ALE/Mercedes)
1994 — Klaus Ludwig (ALE/Mercedes)
1993 — Nicola Larini (ITA/Alfa Romeo)
1992 — Klaus Ludwig (ALE/Mercedes)
1991 — Frank Biela (ALE/Audi)
1990 — Hans-Joachim Stuck (ALE/Audi)
1989 — Roberto Ravaglia (ITA/BMW)
1988 — Klaus Ludwig (ALE/Ford)
1987 — Eric van de Poele (BEL/BMW)
1986 — Kurt Thiim (DIN/Rover)
1985 — Per Stureson (SUE/Volvo)
1984 — Volker Strycek (ALE/BMW)

Obs: foram consideradas apenas as temporadas a partir de 1984, e
aquelas em que o campeonato recebeu a denominação atual, excluindo-se
assim as temporadas de 1996 à 1999.
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Confira todos os campeões da NASCAR Cup

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Veja todos os campeões da NASCAR Cup - a categoria de stock car mais
importante do mundo - atualizada até o final da temporada de 2010.

Na história da série, que começou em 1949, o destaque vai para os
heptacampeões Richard Petty e Dale Earnhardt, além do pentacampeão
Jimmie Johnson:

» Veja todos os campeões da série principal da Nascar:
1949: Red Byron - Oldsmobile
1950: Bill Rexford - Oldsmobile/Mercury/Ford
1951: Herb Thomas - Hudson/Plymouth/Oldsmobile
1952: Tim Flock - Hudson
1953: Herb Thomas - Hudson/Chevrolet
1954: Lee Petty - Chrysler/Dodge/Oldsmobile
1955: Tim Flock - Chrysler/Chevrolet
1956: Buck Baker - Chrysler/Dodge/Ford
1957: Buck Baker - Chevrolet
1958: Lee Petty - Oldsmobile
1959: Lee Petty - Oldsmobile/Plymonth
1960: Rex White - Ford/Chevrolet
1961: Ned Jarret - Ford/Chevrolet
1962: Joe Weatherly - Pontiac/Ford
1963: Joe Weatherly - Pontiac/Chrysler/Dodge/Mercury/Plymouth
1964: Richard Petty - Plymouth
1965: Ned Jarret - Ford
1966: David Pearson - Dodge
1967: Richard Petty - Plymouth
1968: David Pearson - Ford
1969: David Pearson - Ford
1970: Bobby Issac - Dodge
1971: Richard Petty - Plymouth
1972: Richard Petty - Plymouth/Dodge
1973: Benny Parsons - Chevrolet/Mercury
1974: Richard Petty - Dodge
1975: Richard Petty - Dodge
1976: Cale Yarborough - Chevrolet
1977: Cale Yarborough - Chevrolet
1978: Cale Yarborough - Oldsmobile
1979: Richard Petty - Chevrolet/Oldsmobile
1980: Dale Earnhardt - Chevrolet/Oldsmobile
1981: Darrel Waltrip - Chevrolet/Buick
1982: Darrel Waltrip - Buick
1983: Bobby Allison - Chevrolet/Buick
1984: Terry Labonte - Chevrolet
1985: Darrel Waltrip - Chevrolet
1986: Dale Earnhardt - Chevrolet
1987: Dale Earnhardt - Chevrolet
1988: Bill Eliott (EUA) Ford
1989: Rusty Wallace - Pontiac
1990: Dale Earnhardt - Chevrolet
1991: Dale Earnhardt - Chevrolet
1992: Alan Kulwicki - Ford
1993: Dale Earnhardt - Chevrolet
1994: Dale Earnhardt - Chevrolet
1995: Jeff Gordon - Chevrolet
1996: Terry Labonte- Chevrolet
1997: Jeff Gordon - Chevrolet
1998: Jeff Gordon - Chevrolet
1999: Dale Jarret- Ford
2000: Bobby Labonte - Pontiac
2001: Jeff Gordon - Chevrolet
2002: Tony Stewart - Pontiac
2003: Matt Kenseth - Ford
2004: Kurt Busch - Ford
2005: Tony Stewart - Chevrolet
2006: Jimmie Johnson - Chevrolet
2007: Jimmie Johnson - Chevrolet
2008: Jimmie Johnson - Chevrolet
2009: Jimmie Johnson - Chevrolet
2010: Jimmie Johnson - Chevrolet

» Os maiores campeões da Nascar:
1º Richard Petty, 7 campeonatos
2º Dale Earnhardt, 7
3º Jimmie Johnson, 5
4º Jeff Gordon, 4
5º Lee Petty, 3
6º Cale Yarborough, 3
7º Darrel Waltrip, 3
 
Última edição:

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Veja a lista dos vencedores do GP de Macau F-3

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Veja abaixo a relação de todos os pilotos que já venceram o famoso
Grande Prêmio Macau de Fórmula 3, uma das provas extra-campeonato de
maior tradição no automobilismo mundial.

Embora o GP asiático seja disputado desde 1954, as corridas de F-3
começaram apenas 28 anos depois, com a vitória de Roberto Pupo Moreno,
em 1982. Antes, a prova era disputada apenas por categorias asiáticas
de monopostos.

Apenas um piloto se consagrou como bi-campeão da prova. Foi o italiano
Edoardo Mortara, campeão em 2009 e 2010.

Nesta prova quatro brasileiros já venceram: Roberto Pupo Moreno, o
primeiro vencedor da prova, no ano de 1982, Ayrton Senna (1983),
Maurício Gugelmin (1985), e Lucas di Grassi (2005).

A França, a Alemanha e a Inglaterra se juntam ao Brasil como os países
com mais vencedores, com quatro pilotos cada um, seguidos pela Itália
com 3 vencedores.

» Veja abaixo a lista completa de vencedores do GP de Macau (até 2010):
2010 Edoardo Mortara (ITA) Dallara Volkswagen
2009 Edoardo Mortara (ITA) Dallara Volkswagen
2008 Keisuke Kunimoto (JAP) Dallara Toyota-Tom´s
2007 Oliver Jarvis (ING) Dallara Toyota-Tom´s
2006 Mike Conway (ING) Dallara Mercedes-HWA
2005 Lucas di Grassi (BRA) Dallara-Mercedes-HWA
2004 Alexandre Prémat (FRA) Dallara-Mercedes-HWA
2003 Nicolas Lapierre (FRA) Dallara F302 Renault-Sodemo
2002 Tristan Gommendy (FRA) Dallara F302 Sodemo-Renault
2001 Takuma Sato (JAP) Dallara F301-Honda-Mugen
2000 André Couto (MAC) Dallara F399-Opel-Spiess
1999 Darren Manning (ING) Dallara F399-TOM'S-Toyota
1998 Peter Dumbreck (ESC) Dallara 398-TOM'S-Toyota
1997 Soheil Ayari (FRA) Dallara 396-Opel-Spiess
1996 Ralph Firman (IRL) Dallara-Honda Mugen/NB
1995 Ralf Schumacher (ALE) Dallara-Opel-Spiess
1994 Sascha Maassen (ALE) Dallara F394-Opel
1993 Jorg Müller (ALE) Dallara 393-Fiat
1992 Rickard Rydell (SUE) TOM'S 032F-Toyota
1991 David Coulthard (ESC) Ralt RT35-Mugen-Honda
1990 Michael Schumacher (ALE) Reynard 903-Volkswagen
1989 David Brabham (AUS) Ralt RT33-Volkswagen Spiess
1988 Enrico Bertaggia (ITA) Dallara 388-Alfa Romeo
1987 Martin Donnelly (IRN) Ralt RT31-Toyota
1986 Andy Wallace (ING) Reynard 863-Volkswagen
1985 Mauricio Gugelmin (BRA) Ralt RT30-Volkswagen
1984 John Nielsen (DIN) Ralt RT3-Volkswagen
1983 Ayrton Senna (BRA) Ralt-Toyota
1982 Roberto Pupo Moreno (BRA)

» Veja abaixo as vitórias na F-3 por País:
1. Brasil - 4 vitórias
2. Inglaterra - 4
3. França - 4
4. Alemanha - 4
5. Itália - 3
6. Irlanda - 2
7. Escócia - 2
8. Japão - 2
9. Dinamarca - 1
10. Austrália - 1
11. Suécia - 1
12. Macau - 1
 
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barril

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Nascar: Pilotos que mais provas correram

Diversos, e verdadeiros "dinossauros", pilotos se destacaram pela
enorme quantidade de provas disputadas em suas carreiras.
Verdadeiros "patrimônios" da categoria, pareceram sempre que jamais se
aposentariam das provas.

Atualizamos esta listagem após a 32ª etapa da temporada 2010 da Nascar
e, exceto por Ricky Rudd (que se retirou em 2007) e Kyle Petti (que se
retirou em 2008), os demais pilotos disputaram corridas nesta
temporada.

» Veja abaixo alguns dos maiores corredores da Nascar (não regulares
em 2010):

Ricky Rudd - 903 provas (se retirou em 2007)

Terry Labonte - 868 (1 em 2010)

Kyle Petty - 829 (se retirou em 2008)

Bill Elliott - 818 (11 em 2010)

Sterling Marlin - 748 (se retirou em 2009)

Ken Schrader - 733 (1 em 2010)


» Veja abaixo alguns dos maiores corredores da Nascar (regulares em
2010):

Mark Martin - 739 provas (32 provas disputadas em 2010)

Jeff Gordon - 613 provas (32 provas disputadas em 2010)

Jeff Burton - 579 provas (32 provas disputadas em 2010)

Joe Nemechek - 548 provas (28 provas disputadas em 2010)


PS: dados atualizados até a 32ª prova da temporada 2010 da Nascar...
PS 2: Ken Schrader não disputou nenhuma prova em 2009, porém disputou
1 prova nesta temporada...
PS 3: pilotos regulares são aqueles que disputam pelo menos 50% das
etapas de uma temporada...
 

barril

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Veja a lista de todos os campeões da F-3 Inglesa

Abaixo mostramos a lista de todos os campeões da história da Fórmula 3
Inglesa, desde o ano de 1951, qaundo ela foi disputada pela primeira
vez na história. Em 2010 foi disputada sua 60ª edição.

Nos anos 60 e 70, a categoria teve algumas divisões e que resultaram
em mais de um título em disputa em 10 temporadas.

» Veja abaixo a lista com todos os campeões da F-3 Inglesa:
151783.jpg

2010 - James Calado (ING)
2009 - Daniel Ricciardo (AUS)
2008 - Jaime Alguersuari (ESP)
2007 - Marko Asmer (EST)
2006 — Mike Conway (ING)
2005 — Alvaro Parente (POR)
2004 — Nelson Ângelo Piquet (BRA)
2003 — Alan Van Der Merwe (AFS)
2002 — Robbie Kerr (ING)
2001 — Takuma Sato (JAP)
2000 — Antonio Pizzonia (BRA)
1999 — Marc Hyner (ING)
1998 — Mario Haberfeld (BRA)
1997 — Jonny Kane (ING)
1996 — Ralph Firman (IRL)
1995 — Oliver Gavin (ING)
1994 — Jan Magnussen (DIN)
1993 — Kelvin Burt (ING)
1992 — Gil de Ferran (BRA)
1991 — Rubens Barrichello (BRA)
1990 — Mika Hakkinen (FIN)
1989 — David Brabham (AUS)
1988 — Jirky Jarvi Lehto (FIN)
1987 — Johnny Herbert (ING)
1986 — Andy Wallace (GBR)
1985 — Mauricio Gugelmin (BRA)
1984 — Johnny Dumfries (ING)
1983 — Ayrton Senna (BRA)
1982 — Tommy Byrne (IRL)
1981 — Jonathan Palmer (ING)
1980 — Stefan JohanssonN (SUE)
1979 — Chico Serra (BRA)
1978 — Derek Warwick (ING) e Nelson Piquet (BRA)
1977 — Steven South (ING) e Derek Daly (IRL)
1976 — Bruno Giancomelli (ITA) e Rupert Keegan (ING)
1975 — Gunnar Nilsson (SUE)
1974 — Brian Henton (ING)
1973 — Ian Taylor (ING), Richard Robarts (ING) e Tony Brise (ING)
1972 — Roger Williamson (ING) e Rikky von Opel (LIE)
1971 — Roger Williamson (ING) e Dave Walker (ING)
1970 — Dave Walker (ING), Tony Trimmer (ING) e José Carlos Pace (BRA)
1969 — Emerson Fittipaldi (BRA)
1968 — Tim Schenken (AUS)
1967 — Harry Stiller (ING)
1966 — Harry Stiller (ING)
1965 — Tony Dean (ING)
1964 — Jackie Stewart (ESC) e Rodney Banting (ING)
1963 — Peter Arundel (ING)
1962 — John Fenning (ING)
1961 — Mike Ledbrook (ING), Bill Moss (ING) e Trevor Taylor (ING)
1960 — Jack Pitcher (ING), Jim Clark (ESC) e Trevor Taylor (ING)
1959 — Don Parker (ING)
1958 — Trevor Taylor (ING)
1957 — Jim Russell (ING)
1956 — Jim Russell (ING)
1955 — Jim Russell (ING)
1954 — Les Leston (ING)
1953 — Don Parker (ING)
1952 — Don Parker (ING)
1951 — Eric Brandon (ING)
 
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