Comemorações do 1º Maio
1º Maio: Dia do Trabalhador comemorado em todo o país
O Dia do Trabalhador vai ser comemorado quinta-feira um pouco por todo o país com manifestações, comícios e várias actividades culturais, provas desportivas e jogos populares.
Em Vila Real, a União de Sindicatos, afecta à CGTP, vai promover três encontros no distrito para assinalar o 1º de Maio, este ano subordinado ao tema «Respeitar o Trabalhador, Mudar de Política». Os cenários escolhidos foram o largo da Capela Nova, em Vila Real, o clube de caça e pesca, no Peso da Régua, e o Largo General Silveira Carvalho, em Chaves, onde durante todo o dia se realizarão várias actividades desde concertos musicais, jogos populares e comício com discursos.
Na região Centro, as comemorações do Dia do Trabalhador seguem, na generalidade, figurinos de anos anteriores, com os desfiles e as intervenções de dirigentes sindicais a marcarem o dia em diversas cidades.
Em Coimbra, as comemorações promovidas pela União dos Sindicatos de Coimbra (USC), começam às 09:30, com uma arruada pelas ruas da cidade. Subordinado ao lema nacional da CGTP-IN alusivo à efeméride - «Todos ao 1º de Maio da CGTP! Vivam os trabalhadores portugueses e de todo o mundo» -, o programa inclui, de manhã, provas de atletismo, com destaque para a 30ª Volta à Cidade, e uma «Mega Sopa dos Trabalhadores».
O desfile, às 15:00, cumpre o tradicional percurso entre a praça da República e a praça 08 de Maio, na Baixa, que termina com uma intervenção sindical, seguida da actuação de grupos de música popular e ranchos folclóricos.
Também na Figueira da Foz, além do XII Grande Prémio de Petanca 1º de Maio e outros encontros desportivos, a partir das 09:00, as comemorações organizadas pela estrutura local da CGTP-IN compreendem, às 15:00, música popular, folclore a uma intervenção por um dirigente sindical.
Já na Guarda, a União dos Sindicatos do distrito, afecta à CGTP-IN, assinala o 1º de Maio com actividades desportivas, musicais e uma intervenção político-sindical.
O programa das comemorações, que decorrerão sob o lema «respeitar os trabalhadores - mudar de políticas», começa pelas 10:00 com uma concentração no Jardim José de Lemos, seguindo-se a XXVII grande corrida popular, pelas ruas da cidade.
A tarde será «de luta e de festa», como anunciam os promotores, com uma intervenção de um dirigente sindical e música popular pelo grupo de concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo, a partir das 15:00, no auditório da Câmara Municipal.
Música, actividades para crianças e intervenção sindical, marcam, também, as comemorações do 1º de Maio em Castelo Branco. Organizadas pela CGTP-IN, as comemorações vão decorrer no centro cívico da cidade, a partir das 14 horas, com várias iniciativas para as crianças, como pinturas, animação e pintura de rosto.
A tarde, que se pretende também cultural, vai ser preenchida com a actuação de vários grupos da região, em vários géneros musicais, desde música popular ao hip hop.
Ainda inserida nas comemorações é inaugurada dia 5 na Biblioteca Municipal de Castelo Branco a exposição de Cartoons de Zé Dalmeida, que estará patente até dia 11.
Já na Covilhã, a União de Sindicatos de Castelo Branco (USCB) organiza um comício e festa a partir das 15:00 na Praça do Município. Além das intervenções sindicais, participam diversos grupos locais de música popular.
Durante a manhã haverá actividades desportivas, com destaque para uma corrida em cadeira de rodas, às 10:45, e uma prova de atletismo apadrinhada por Manuel Machado, às 11:00, entre a Vila do Carvalho e a Covilhã.
A USCB organiza ainda animação alusiva ao 1º de Maio em Unhais da Serra, Minas da Panasqueira e Tortosendo.
Em Santarém, uma concentração, seguida de manifestação, marcará o Dia do Trabalhador.
Já no distrito de Leiria, a cidade escolhida pela CGTP para as comemorações foi Peniche, com o programa a prever uma homenagem aos sindicalistas que estiveram presos no Forte local.
No distrito de Évora, o 1º de Maio vai ser comemorado nas principais cidades com animação cultural, provas desportivas e convívios em torno da gastronomia regional.Os festejos estão a cargo da União dos Sindicatos do Distrito de Évora (USDE), afecta à CGTP, com o apoio das câmaras municipais de Évora, Montemor-o-Novo e Vendas Novas.
As intervenções sindicais deverão incidir nos protestos contra a revisão do Código do Trabalho e a precariedade e a defesa de melhores salários.
No Baixo Alentejo, o Dia do Trabalhador vai ser assinalado no parque de merendas de Beja e junto às barragens do Roxo (Ervidel) e Enxoé (Pias). Promovidas pela União de Sindicatos do Distrito de Beja, as comemorações incluem provas de BTT, concursos de pesca, fogos tradicionais, piqueniques e espectáculos musicais.
No Norte Alentejano, o 1º de Maio vai ser festejado em Portalegre com uma concentração junto ao Largo Frederico Laranjo, seguindo-se um desfile até ao Governo Civil.
A iniciativa, promovida pela união dos sindicatos de Portalegre, pretende alertar as autoridades para o problema do desemprego e encerramento de fábricas na região.
No arquipélago da Madeira, as comemorações do Dia do Trabalhador vão ter duas faces distintas: numa «os festejos» do Governo Regional pelos alegados números positivos, outra de protestos, com uma manifestação dos sindicatos.
O Governo Regional, através do secretário Regional dos Recursos Humanos, já disse que a ocasião é «para festejos, uma vez que a melhoria das condições de quem trabalha é visível», tendo igualmente falado na diminuição da taxa de desemprego nos últimos dois meses e no rendimento médio dos trabalhadores madeirenses.
Já a USAM (União dos Sindicatos da Madeira), através do seu dirigente, João José Jardim, disse que a «situação do desemprego, da precabilidade laboral, do código laboral e igualdade no trabalho justificam não festejos mas protestos».
A festa da USAM tem início às 15:00 horas, no Jardim Municipal e o seu ponto alto numa manifestação que partirá do Largo da Assembleia Regional«.
Já as cerimónias governamentais começam às 09:30 horas, na Avenida Sá Carneiro, junto ao momunento do Trabalhador, com o toque do hino da Região.
Provas desportivas (canoagem e ciclismo) e espaço para festejar na zona de lazer serrana do Montado do Pereiro, onde actuarão vários grupos musicais completam os festejos.
Diário Digital / Lusa