Portal Chamar Táxi

Arquivo das Notícias Nacionais

Status
Não está aberto para novas respostas.

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Prefiro não ter experiência governativa do que ter a má experiência de Santana Lopes

"Prefiro não ter experiência governativa do que ter a má experiência de Santana Lopes" - Passos Coelho

O candidato a presidente do PSD Pedro Passos Coelho afirmou hoje que prefere "não ter experiência governativa do que ter a má experiência governativa" do seu adversário e ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes.

"Prefiro não ter experiência governativa do que ter a má experiência governativa que o dr. Pedro Santana Lopes teve", afirmou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, à margem de um almoço com os seus mandatários do distrito de Lisboa.

Pedro Passos Coelho respondia à ideia de que não está preparado para ser presidente do PSD e candidato do partido a primeiro-ministro em 2009 por nunca ter exercido funções de Governo.

Pedro Santana Lopes defendeu quinta-feira à noite, no Porto, que "não é tempo para entregar a governação de Portugal a quem, por força das leis e das condições da vida, não teve ainda tempo para se preparar" e que "já chega de surpresas e de exercícios inesperados de poder".

Embora avaliando negativamente a experiência governativa de Santana Lopes, Passos Coelho ressalvou que o ex-primeiro-ministro "é uma pessoa com prestígio dentro do PSD".

"O dr. Pedro Santana Lopes faz falta ao PSD, apesar de a sua experiência governativa mais recente não ter sido a melhor", acrescentou o ex-presidente da JSD.

Lusa
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Porto: PJ deteve 11 indivíduos por falsificação de 400 mil euros

A Polícia Judiciária (PJ) do Porto anunciou esta sexta-feira a detenção de 11 indivíduos pertencentes a dois grupos que alegadamente se dedicavam à contrafacção e passagem de dinheiro falso, e a apreensão de mais de 400 mil euros em notas falsas.

Em comunicado a PJ informa que se «tratam, individualmente consideradas, das maiores apreensões de euros falsos realizadas em território nacional».

A PJ refere que um dos grupos que se dedicava à contrafacção de notas de 50 euros, era constituído por cinco indivíduos, que foram detidos e estão agora sujeitos a apresentações periódicas na polícia.

No âmbito desta acção, que decorreu já na semana passada, a PJ aprendeu «todo o material utilizado na contrafacção, diversos planos de notas já impressos por cortar, e 2.769 notas de 50 euros no valor total de 138.450 euros».

A PJ desmantelou, já esta semana, um outro grupo constituído por seis indivíduos, «que se dedicavam à contrafacção e passagem de notas de euro de diversos valores, bem como notas de dólar americano», acrescenta o comunicado.

A polícia acrescenta ainda que «foi descoberta e desmantelada uma oficina dedicada em exclusivo à contrafacção de notas», tendo sido apreendidas 8.708 notas falsas de 5, 10, 20, 50, 10, 200 e 500 euros, no valor total de 268.245 euros.

A PJ apreendeu ainda cerca de 800 dólares falsos e duas viaturas.

«Tratam-se de contrafacções de elevada qualidade, em especial a da nota de 20 euros», afirma a PJ.

Segundo a PJ, a «oficina desactivada continha indícios que permitem concluir que houve a produção anterior de elevada quantidade de notas, e com elevada qualidade, fruto duma evolução patente nas notas entretanto apreendidas nos processos de passagem de moeda em investigação».

Depois de presentes a tribunal para primeiro interrogatório, dos seis detidos um ficou em prisão preventiva, sendo que tem já antecedentes criminais e policiais, e vai a julgamento pelo mesmo tipo de crime.

Um outro ficou em prisão domiciliária, enquanto os outros quatro ficaram obrigados a apresentações periódicas.

Fonte da PJ/Porto afirmou à Lusa que as oficinas desactivadas «circunscrevem-se à Área Metropolitana do Porto».

TSF
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Acordo Ortográfico foi aprovado no Parlamento

PS, PSD e Bloco votaram a favor.

O Parlamento aprovou hoje, com os votos favoráveis do PS, PSD, Bloco de Esquerda e sete deputados do CDS, o Segundo Protocolo do Acordo Ortográfico, mas Manuel Alegre (PS) e dois deputados do PP e Luísa Mesquita votaram contra.

Três deputados do PSD, Henrique Freitas, Regina Bastos e Zita Seabra – que invocou “conflito de interesses” por ser editora –, além de Matilde Sousa Franco, do PS, abandonaram o hemiciclo antes da votação.

Apesar de não o ter anunciado em plenário, o deputado do Movimento Partido da Terra (MPT) Pedro Quartin Graça, eleito pelas listas do PSD, disse posteriormente à Lusa que também se ausentou do hemiciclo para não participar na votação.

O acordo teve a abstenção das bancadas do PCP, PEV e dos deputados Paulo Portas, José Paulo Carvalho e Abel Baptista (CDS-PP).

Contra votaram Manuel Alegre, PS, Nuno Melo e António Carlos Monteiro (CDS) e a deputada não inscrita Luísa Mesquita (ex-PCP).

Paulo Portas e o deputado João Oliveira anunciaram declarações de voto.

O protocolo abre a possibilidade de adesão da República Democrática de Timor-Leste, que à data do Acordo (1990) ainda não era um Estado soberano.

Público
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Meo vai jogar à bola na final da Taça de Portugal

scp_meo_m.gif


A marca Meo, do grupo Portugal Telecom (PT), vai estar, pela primeira vez, em campo na final da Taça de Portugal que se joga no domingo no estádio do Jamor.

O equipamento do Sporting Clube de Portugal vai ter o logótipo da marca de televisão do grupo PT, enquanto que o Futebol Clube do Porto vai manter a marca PT.

Recorde-se que o grupo liderado por Zeinal Bava patrocina os três grandes e o acordo estabelecido com os clubes permite usar as várias marcas nos equipamento conforme a pretinência da oportunidade de comunicação de cada uma das marcas.

A opção pelo Meo é justificada pela operadora por tratar-se de um "jogo de grande visibilidade mediática".

Jornal de Negócios
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Menezes não recebe Ferreira Leite

Líder demissionário já jantou com Santana e Passos Coelho.

O ainda presidente do PSD, Luís Filipe Menezes, afirmou esta sexta-feira que receberá em Gaia todos os candidatos à liderança do partida, à excepção de Manuela Ferreira Leite.

“Se a dra. Manuela Ferreira Leite quiser vir a Gaia, tem a sede do partido à sua disposição e tudo farei para mobilizar os militantes para a irem ouvir. Mas, sinceramente, pessoalmente não estou interessado”, afirmou o também presidente da Câmara de Gaia. Nos últimos dias, o Menezes já recebeu os candidatos Santana Lopes e Passos Coelho.

À margem de um encontro com empresários do círculo imobiliário de Madrid em Gaia, o líder demissionário não quis revelar o candidato que apoia para seu sucessor. Dado que os dois foram recebidos “exactamente nas mesmas circunstâncias”, Menezes garantiu “não significa nada em termos de apoio”.
“Há uma candidatura que eu não apoio, nem nunca apoiarei, em circunstância nenhuma. As outras, respeito-as por igual”, rematou.

Correio da Manhã
 

FIGO

GF Ouro
Entrou
Jan 18, 2008
Mensagens
1,436
Gostos Recebidos
0
ja nao sei ler , nem escrever:shy_4_02::shy_4_02:
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Deputados do PSD assinaram e foram embora

Sessão plenária no Parlamento
Deputados do PSD assinaram e foram embora

Por Emanuel Costa

No debate parlamentar desta quinta-feira a bancada do PSD, que conta com 75 deputados, nunca teve mais de 25 presentes, mas o registo de presenças apresenta apenas seis faltas. Vice-presidente Hugo Velosa estranha disparidade
Guilherme Silva, Patinha Antão, Miguel Santos, Feliciano Barreiras Duarte, José Matos Correia, José Cesário e Duarte Pacheco. São estes os únicos deputados sociais-democratas que faltaram à sessão plenária de quinta-feira, segundo o registo de presenças publicado esta tarde no site da Assembleia da República.

O debate foi sobre políticas de família e tinha sido marcado a pedido do PSD. Na bancada, contudo, nunca chegaram a estar mais de 25 deputados, apesar de os sociais-democratas terem 75 lugares. A votação dos seis projectos apresentados pelo PSD foi adiada para esta sexta-feira precisamente por se encontrarem no plenário poucos deputados.

«Eu pedi o adiamento da votação, como é direito de quem faz o agendamento potestativo, porque verifiquei que faltavam alguns deputados do partido», afirmou ao SOL Hugo Velosa, vice-presidente da bancada.

O deputado madeirense, que fez o debate, estranha a discrepância nos números, mas lembra que os deputados não são obrigados a ficar na reunião, sendo a sua presença necessária apenas nas votações. «Há muitos outros serviços que podem requerer a presença dos deputados, como audições de pessoas, reuniões ou trabalhos para o partido», disse Hugo Velosa, que lamenta, no entanto, a pouca comparência na sessão propriamente dita.

Outra razão para a falta dos deputados está na campanha para a liderança do partido, que começa a entrar num ritmo mais acelerado. Além de dois deputados serem também candidatos - o líder parlamentar Santana Lopes e o deputado Patinha Antão -, a campanha envolve os esforços de muitos outros directamente afectos às candidaturas.

A ausência de muitos deputados do PSD durante o debate de quinta-feira mereceu até, na altura, uma crítica do líder parlamentar do BE. «A inflação dos projectos é inversamente proporcional ao interesse da bancada», disse Luís Fazenda.

Fonte: SOL
 

somaisum

GF Ouro
Entrou
Jun 8, 2007
Mensagens
7,833
Gostos Recebidos
0
Euromilhões: combinação vencedora

Resultados do sex, 16 mai 2008

Números: 6 / 9 / 15 / 25 / 38

Estrelas: 4 / 9
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,629
Gostos Recebidos
1
ainda nao foi desta....:isso_se_faz::isso_se_faz::isso_se_faz:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Nem um três, poxa...
 

Hdi

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 10, 2007
Mensagens
3,920
Gostos Recebidos
0
Euromilhões: Uma única aposta com 55,6 milhões de euros

Um único apostador arrecadou o primeiro prémio do sorteio de sexta-feira do Euromilhões, um jackpot no valor de 55.609,411 milhões de euros, tendo a aposta vencedora sido registada fora de Portugal (Aústria), anunciou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nove apostadores europeus, um dos quais português, receberam o segundo prémio, no valor de 385.019,49 euros.

O terceiro prémio, de 65.557,37 euros, foi atribuído a 15 jogadores, um deles português.

O quarto prémio foi divido por 141 apostadores, 28 dos quais portugueses,

Lusa
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Luís Filipe Vieira e motorista acusados de agressão

Os clientes da CGD que estavam, 2.ª-feira, na agência de Telheiras assistiram, atónitos, a uma agressão praticada pelo motorista do presidente do SLBenfica, incitado pelo próprio Luís Filipe Vieira. A PSP interveio e as câmaras do banco registaram tudo. Não é a primeira vez que o presidente do Benfica é protagonista de casos desta natureza.

Fonte oficial da PSP confirmou ao SOL que ontem mesmo Tiago Pina formalizou uma queixa contra Luís Filipe Vieira e o motorista: o primeiro por o ter insultado e o segundo por o ter agredido com «socos e pontapés».

Tiago Pina conta que naquela tarde ia «fazer um depósito» no banco e aguardava na fila, quando se apercebeu que um Mercedes buzinava com insistência no exterior. Era o seu Opel Corsa que estava mal estacionado e a bloquear a passagem. Saiu, retirou o carro, mas os ânimos não acalmaram: «O motorista insultou-me de todas as formas e depois o Luís Filipe Vieira abriu o vidro e continuou».

Um comentário de Tiago foi a gota de água: «Ainda por cima és do Benfica». Vieira e o motorista, acusa, foram atrás dele até ao interior da agência e o que seguiu foi uma cena de pancadaria. «O senhor Vieira põe-me a mão no ombro, começa aos gritos e o motorista desata a agredir-me que nem um louco. A cada soco eu caía no chão», acusa Tiago Pina, que foi auxiliado pelas pessoas que estavam na agência. «Todos tentaram ajudar e impedir o pior». Três funcionários da CGD estão indicados como testemunhas do caso. A Polícia chegou ao local já os agressores tinham saído. Mas as câmaras de videovigilância registaram a cena e a PSP vai agora visionar as cassetes.

Tiago recebeu tratamento ao fim da tarde no Hospital de Santa Maria – cujo relatório das lesões foi anexado à queixa: «Estou cheio de hematomas na cabeça», desabafa.


Fonte de Inf.-Sol


.
 

apolo

GF Ouro
Entrou
Fev 5, 2007
Mensagens
1,084
Gostos Recebidos
0
Se o motorista procede desta maneira, o q farão os capangas!!!!!!!! :isso_se_faz:
L.F.Vieira é um aprendiz das boas maneiras de Pinto da Costa e de Ferreira Torres.......:isso_se_faz:
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
MNE bloqueado por várias providências cautelares

444228.jpg


MNE bloqueado por várias providências cautelares

O Ministério dos Negócios Estrangeiros está a braços com um bloqueio operacional motivado por várias providências cautelares interpostas por diplomatas que foram preteridos nos concursos de nomeação e promoção. Este bloqueio, soube o DN junto de fontes diplomáticas, afecta várias hierarquias da diplomacia nacional, desde os ministros plenipotenciários, passando pelos conselheiros de embaixada, até aos adidos.

As primeiras nomeações a ficarem bloqueadas, há algumas semanas, foram as dos adidos de embaixada, por causa de uma providência cautelar com efeitos suspensivos que um adido preterido impôs em tribunal. Depois disso, o Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa impugnou também as promoções dos conselheiros das embaixadas, na se- quência de uma queixa colectiva.

A queixa é mais uma movimentação colectiva no MNE, depois da contestação ao diploma que Diogo Freitas do Amaral (ex-MNE do Governo de José Sócrates) decidiu impor para reduzir os 110 conselheiros e adidos das embaixadas, ao mesmo tempo que fixava regras mais restritivas para as nomeações políticas e um conjunto de novos critérios para as futuras admissões à carreira diplomática. Depois disso, e já no consulado de Luís Amado, explodiu a polémica ligada à reforma da rede consular, que implicava o fecho de vários consulados e a mudança de categoria de uma série de outros.

Segundo a decisão do tribunal, as últimas promoções de conselheiros contêm pelo menos quatro "vícios", soube o DN junto de fontes diplomáticas: indícios de inconstitucionalidade, falta de fundamentação, não observação da audiência prévia dos envolvidos (incluindo a ASDP - Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses) e até o júri do concurso é posto em causa por causa de uma alegada "parcialidade".

Como se não bastasse, as promoções a ministros plenipotenciários, a categoria abaixo de embaixador, foram também impugnadas por vários funcionários preteridos. Segundo disseram fontes diplomáticas ao DN, esta situação "conduz a um bloqueio operativo no MNE, que deixa uma série de funcionários da carreira sem perspectivas de promoção". As mesmas fontes ilibam o ministro Luís Amado de responsabilidades directas no assunto: "há gente que está com o senhor ministro e que não sabe as regras. No MNE até se diz, com graça, que o 'ministro Luís Amado anda mal aconselhado'. Já viu que rima?"

O DN contactou o Palácio das Necessidades e fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou a impugnação dos concursos. "No que diz respeito às questões de contencioso, alguns desses processos estão em recurso, portanto a seguir os trâmites legais". Segundo a mesma fonte do MNE, "desses casos, há um mais recente sobre o qual ainda não houve recurso". A impugnação e o respectivo recurso por parte dos serviços jurídicos do MNE levam a que neste momento todos aqueles concursos estejam sob efeito suspensivo, ou seja: um diplomata ou funcionário que tenha sido nomeado ou promovido para um determinado posto não pode transitar.

"As nomeações não estão homologadas, mas estão apontadas", diz a fonte das Necessidades. O que não impede que toda a rotação fique, na prática, paralisada.

Este bloqueio surge numa altura em que nos bastidores do MNE há muita expectativa em relação ao movimento diplomático que Luís Amado está a empreender até ao Outono. Na rotação de postos, o novo secretário-geral do MNE será o experiente Vasco Valente, ao passo que para Madrid (considerada das embaixadas de top da diplomacia nacional) vai Álvaro Mendonça e Moura. José Moraes Cabral sai da capital espanhola para a ONU, em Nova Iorque. Ao mesmo tempo, uma série de ex-governantes do PS estão em trânsito para embaixadas relevantes

FRANCISCO ALMEIDA LEITE
PAULO SPRANGER -ARQUIVO DN
Fonte:DN Online
 

brunocardoso

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
5,612
Gostos Recebidos
0
Funcionário ausente promovido por mérito

446235.jpg


Funcionário ausente promovido por mérito Desde 1 de Janeiro de 2008 que Vítor Bento teve uma "progressão salarial por mérito". A circular informativa do Banco de Portugal refere que se trata "de benefícios salariais por mérito relativamente ao desempenho do empregado durante o ano de 2007", facto que a comissão de trabalhadores desde logo considerou estranho, uma vez que Vítor Bento não trabalhou durante esse ano na instituição, sendo administrador da SIBS e da UNICRE ( instituições que actuam no âmbito da gestão dos cartões bancários).

Francisco Louçã, líder do Bloco de Esquerda, endereçou ontem uma pergunta ao governador do Banco de Portugal , Vítor Constâncio, em que questiona esta prática, numa altura em que a "contenção salarial" tem sido o conselho mais repetido nos últimos anos. Segundo Louçã "não é minimamente plausível aumentar por mérito alguém que não está no serviço activo em determinada instituição".

O deputado bloquista refere que desde 2000 que Vítor Bento tem estado a trabalhar fora do Banco de Portugal, pelo que quer que "Vítor Constâncio explique ao Parlamento as razões desta promoção".

A questão da promoção de Vítor Bento foi levantada pela Comissão de Trabalhadores do Banco de Portugal que a 13 de Maio escreveu ao Conselho de Administração do Banco Central a questionar as suas razões.

Na resposta, o Banco de Portugal refere à sua Comissão de Trabalhadores que Vítor Bento "se encontra em situação de licença sem retribuição desde 8 de Junho de 2000".

Explica, ainda, que "a promoção e progressão do trabalhador, com efeitos desde 1 de Janeiro de 2008, teve como fundamento critérios de gestão e de equidade".

São precisamente estes critérios de gestão e de equidade que Francisco Louçã considera precisarem de esclarecimentos completos, pois ninguém "pode avaliar quem nem sequer se encontra ao serviço da instituição".

Por outro lado, tal como refere a Comissão de Trabalhadores em informação sobre este caso, a própria regulamentação interna do Banco de Portugal estabelece como regime para a duração da licença sem retribuição o limite de um ano, podendo ir ao máximo de três, seguida ou interpolada. Mas, frisa a Comissão de Trabalhadores do Banco de Portugal, "embora o normativo interno admita a hipótese de situações excepcionais, a administração não objectivou qualquer eventual excepcionalidade do caso em apreço", pelo que estão igualmente por esclarecer as razões para o quadro estar fora do BP desde 2000.|

EVA CABRAL

Fonte: DN Online
 

denis

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
325
Gostos Recebidos
0
amigos o factor C é fenomenal..........só a mim é que nimguem me aumenta.......por.....nao estar lá...:Espi06::Espi06::est48:
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Totoloto -Concurso: 20/2008 Data do sorteio: 17/05/2008

Totoloto
Concurso: 20/2008 Data do sorteio: 17/05/2008

Chave: 18 29 31 35 37 41 + 40 Ordem Saída: 18 37 29 41 31 35 + 40



Prémio Número de vencedores Valor
A lista de prémios não está disponível.


Estatísticas
Nº de Bilhetes/Matrizes 916.417
Nº de Apostas 5.466.042
Receita ilíquida apostas € 2.186.416,80
Montante para prémios € 710.585,46
 

delfimsilva

GForum VIP
Entrou
Out 20, 2006
Mensagens
31,228
Gostos Recebidos
154
Joker -Concurso: 20/2008 Data do sorteio: 17/05/2008

Joker
Concurso: 20/2008 Data do sorteio: 17/05/2008

Chave: 2185188



Prémio Número de vencedores Valor
A lista de prémios não está disponível.


Estatísticas
Nº de Bilhetes/Matrizes 747.421
 

manujamal

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
[Alerta] Não comprem na rádio Popular

Não sabia onde colocar esta informação, por favor alterem se estiver no lugar errado.

Venho aqui informar para não comprar nada na rádio popular pois eles anunciaram um desconto de 21% em todos os plasmas e lcd,s para este fim de semana, e o que eu pode verificar foi que os preços deles aumantarm de um dia para o outro os ditos 21%.
Acho isto um abuso e publicidade enganosa.

Depois de sair da rádio popular desloquei-me à Mediamarket para verificar os preços, porque entretanto soube que eles se encontravam a efectuar um desconto de 22% em cartão, e pude constatar que de facto esse desconto era real, pois não tinha aumentado os preços como a Rádio Popular. Ou seja acabei por comprar ai um lcd que ainda era mais barato que a rádio popular(mesmo com o falso desconto de 21%).

Portanto só tenho uma coisa a dizer, NÂO SE DEIXEM ENGANAR, NÂO COMPREM NADA NA RÀDIO POPULAR.

E já agora aproveitem o desconto na compra de Lcd,s e Plasmas da Mediamarket, pois esse é real, ainda têm até ao final do dia.

PS: escusado será dizer que pedi o livro de reclamações na Rádio Popular.
 

fifas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Out 15, 2006
Mensagens
135
Gostos Recebidos
0
Amigo :isso_se_faz: é só na radio popular que isso ACONTECE :right:
Isso chame-se marketing enganoso!!!!!




fifas :espi28:
 

vwfilipe™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,078
Gostos Recebidos
0
José Sócrates na inauguração da A17

“Auto-estrada vai desenvolver a região”​
O troço final da A17 entre Louriçal e Mira foi ontem à tarde inaugurado pelo primeiro-ministro José Sócrates, possibilitando a partir de agora a ligação directa em auto-estrada entre a Figueira da Foz e Lisboa, uma aspiração com mais de uma década

Regressado da Venezuela, José Sócrates foi ontem à Figueira da Foz para inaugurar o troço da A17, tendo chegado à cidade poucas horas antes da cerimónia, aguardando no Grande Hotel Mercure até se deslocar ao kms 53 (junto ao nó de ligação com a A14), onde era aguardado por centenas de individualidades, autarcas e cerca de meia centena de manifestantes.
Na sua intervenção sublinhou a importância que esta nova auto-estrada representa para a região, que permite «potenciar a competitividade, desenvolver o tecido empresarial e dar melhor qualidade de vida às pessoas». Por outro lado, «é uma obra nacional de grande impacto regional na sua mobilidade, que atrai mais investidores e fundamentalmente, talvez a primeira das razões, é um investimento que salva-vidas» disse.
José Sócrates falou também de outros investimentos fundamentais na rede rodoviária do país, em curso ou a ser lançados, com destaque para a região de Bragança «que não tem sequer um único quilómetro de auto-estrada».
Duarte Silva, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, disse, por seu turno, que esta auto-estrada «é da maior importância para a integração desta região» e fundamentalmente pela ligação que vai permitir entre concelhos vizinhos, lembrando que já em tempos 10 municípios se tinham juntado a reclamar a urgência desta acessibilidade, dada a importância que representa com as regiões espanholas de Lion/Castela e com a Estremadura.
O autarca lembrou também a importância na conclusão dos trabalhos nos acessos nas freguesias em consequência da construção da auto-estrada; das obras de recuperação dos molhes e dos grandes investimentos concentrados em Lisboa e Porto, esquecendo-se o resto do país, finalizando com um apelo: «Fica por resolver o suporte aéro-portuário com a abertura do aeroporto de Montreal ao tráfego civil».
Vasco de Melo (Brisa) e João Bento (Brisal) falaram da construção, dos números e da inovação para aumentar a diversificação de pagamento, garantindo ao autarca figueirense que as empresas vão cumprir os compromissos assumidos com os acessos e outras questões.
Também o ministro Mário Lino considerou a obra importante «no apoio ao desenvolvimento económico da região» e fundamentalmente na redução da sinistralidade em cerca de 40% nesta região. Vai também, sublinhou, desanuviar o tráfego na E.N. 109, porque nesta fase «a A17 vai registar 25 mil veículos por dia, tirando mais de sete mil à 109». Terminou falando do Plano Nacional Rodoviário que atinge nesta altura 61% e das obras em curso ou a iniciarem-se brevemente.

As datas e os números

A sul a nova via entronca com a A8 na Marinha Grande, fazendo a ligação a Lisboa pelo litoral, num percurso que constitui uma alternativa à auto-estrada do Norte (A1).
A norte a chamada auto-estrada do Litoral Centro tem ligação à A25 (Aveiro-Vilar Formoso) e daí à A1 em direcção ao Porto.
O concurso para a chamada auto-estrada do Litoral Centro data de 1999, mas a adjudicação da obra - 93 quilómetros entre a Marinha Grande (com ligação à A8 Leiria-Lisboa) e Mira - só foi feita cinco anos depois, em Setembro de 2004, no governo de Pedro Santana Lopes (PSD).
O troço final possui uma extensão de cerca de 60 quilómetros entre o Louriçal (Pombal) e Mira e um custo de 353 milhões de euros.
O troço inclui 38 quilómetros em perfil de duas vias e 22 com três vias de circulação em cada sentido e possui cinco nós de acesso (três dos quais no concelho da Figueira da Foz), oito viadutos - incluindo duas pontes, sobre os rios Mondego e Pranto - 50 passagens superiores e sete inferiores.

Novo sistema de cobrança de portagens

A Brisa vai estrear na A17 um novo sistema de cobrança de portagens, o Via Manual, que possibilita o pagamento sem o auxílio de um portageiro. O sistema, desenvolvido pela Direcção de Inovação e Tecnologia da Brisa, consiste num equipamento embutido nas cabines de portagem, onde o condutor pode realizar o pagamento recorrendo a moedas, notas e Multibanco.
Este equipamento também permite que os automobilistas que tenham Via Verde e que tenham entrado numa via manual por engano possam efectuar o pagamento.
A introdução do sistema será feita em seis portagens da A17 e acompanhada de sinalética na via e na aproximação à portagem, com pintura no pavimento e com colocação de painéis no topo da praça de portagem, à semelhança do que acontece actualmente com a Via Verde, mas com a inscrição Via Manual.

Junto ao local da inauguração

Manifestantes fizeram ouvir a sua voz

Cerca de meia centena de pessoas juntaram-se numa via terrestre paralela à auto-estrada, junto à tenda onde se realizou a cerimónia de inauguração, para protestar ordeiramente contra as políticas do governo, e outros para fazer ouvir a sua voz, criticando a falta de pagamento dos terrenos onde foi construída a auto-estrada.
 

interstar@

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 26, 2006
Mensagens
3,873
Gostos Recebidos
0
JN: «Três assaltos a habitações por hora»

Aumenta o número de casas assaltadas durante o sono dos moradores. Arrombamento é o método preferido. Porto, Lisboa e Faro mais afectadas



Outros títulos:

- «315 mil pessoas receberam Rendimento Social de Inserção». Porto, Aveiro, Lisboa e Coimbra são os distritos que registaram um maior número de beneficiários que voltaram de novo a requerer aquele apoio.

- «Violência doméstica aumenta aos domingos». Agressões não se limitam a casos de conjugalidade, há vários casos de idosos agredidos analisados.

- «A Taça de Tiuí». O Sporting precisou de 120 minutos e de jogar contra 10 durante 50 minutos para vencer a edição de 2008 da Taça de Portugal.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo