Portal Chamar Táxi

Cantinho da Fórmula1:

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
New Jersey confirma Fórmula 1 em 2013

O Governador de New Jersey, Chris Christie anunciou hoje que o seu estado irá receber um Grande Prémio de Fórmula 1 em 2013.

7eebc816.jpeg


A corrida terá lugar num circuito citadino com 5,150 km na zona de Port Imperial e Palisades em Weehawken, ou seja um pouco mais distante da baixa de Manhattan, e mais paralela ao Central Park. Desta forma os Estados Unidos passarão a receber duas corridas a partir de 2013, com a corrida de Austin, no Texas a realizar-se já no próximo ano. A última vez que os EUA receberam a Fórmula 1 foi em 2007 com a corrida no Indianapolis Motor Speedway. A vista da foto é exatamente da zona onde se irá realizar a corrida.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grande Prémio da Índia de Fórmula 1

Timo Glock: "Espero que os adeptos de F1 na Índia nos tratem melhor que os serviços alfandegários"

A caravana da Fórmula 1 desloca-se esta semana para a Índia, e depois das paragonas referirem durante várias semanas possíveis problemas com impostos, segurança e os preparativos finais do circuito, finalmente todos os envolvidos na F1 começam a sofrer na pele alguma coisa do muito do que se temia. Por exemplo, Timo Glock, piloto da Marussia Virgin, já produziu algumas afirmações que não auguram muito de bom: "Tenho a nítida sensação que os indianos não nos querem cá, e espero que os adeptos de F1 na Índia nos tratem melhor que os serviços alfandegários", referiu ao T-Online.

c2c82478.jpeg


Mas há mais exemplos. Nico Rosberg viu-se ontem, inicialmente, impedido de entrar no país, sendo o caso resolvido algum tempo depois, enquanto Heikki Kovalainen teve de preencher 70 páginas de documentos: "Foi surreal!". Entretanto, quem já lá chegou, deixa o aviso: "Se estão a pensar guiar na Índia não o façam. O típico condutor indiano, fala ao telefone com um das mãos e gesticula com a outra. O volante é que parece não ser preciso."

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Grande Prémio da Índia de Fórmula 1

Nova luta Red Bull / McLaren

A Fórmula 1 conhece este fim de semana novas paragens, com a realização do primeiro Grande Prémio da Índia de F1. Bernie Ecclestone tudo fez para conseguir a realização dum dos sonhos que tinha, e apesar das pedras no caminho, far-se-á história por estes dias.

Nem tudo são rosas fora da pista, mas onde verdadeiramente interessa, com os dois títulos já entregues, há ainda muito a delinear, começando pelo vice-campeão. Mais atrás, as várias posições das equipas no campeonato estão indexadas a elevados montantes que se elevam a vários milhões, por isso, e como é habitual, há sempre algo a discutir na F1.

d3587199.jpeg


A pista é rápida e por isso antevê-se uma boa luta entre a Red Bull e a McLaren, com a Ferrari não muito longe. O tempo deverá estar quente pelo que os pneus vão sofrer com isso, fazendo obviamente parte da equação. A Force India tem este fim de semana o Grande Prémio mais importante da sua curta história, e os seus pilotos vão estar especialmente motivados para bater os Renault.

Para já, têm 23 pontos para recuperar até ao final do ano, o que não será tarefa fácil, a não ser que Bruno Senna continue em curva descendente, depois de ter começado tão bem. De qualquer modo, nas últimas corridas a equipa de Vijay Mallya é a que, para além da Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes, mais tem pontuado.

A Sauber e a Toro Tosso não estão longe da Force-Índia. Nas últimas nove corridas os dois pilotos da Williams somaram apenas um ponto, e mais atrás, a Lotus, HRT e Virgin, continuam a zeros.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
McLaren com nova asa dianteira no GP da India

Depois de duas boas corridas no Japão e na Coreia a McLaren pretende chegar-se ainda mais à Red Bull e para isso introduziu novos upgrades para o GP da Índia, especialmente na asa dianteira, que é quase completamente nova. Como refere Paddy Lowe, diretor técnico da equipa: "é um upgrade que já servirá para 2012, já que os regulamentos nesse aspeto são os mesmos.", referiu.

e6ad93f0.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Buddh International Circuit by Karun Chandhok

O novo Buddh International Circuit tem uma extensão de 5.125 km numa pista que tem muitas semelhanças com a de Yeongam, na Coreia. O primeiro setor marcado compreende três longas retas (especialmente a segunda) logo seguidas de curvas de baixa velocidade, sendo que o resto do traçado é sinuoso mas sempre a velocidades elevadas, nomeadamente as longas curvas dez e onze (na prática são uma só). O facto do circuito ter várias subidas e descidas ajuda também à sua espetacularidade, restando saber se vai permitir uma corrida interessante de ver.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
A pista de Fórmula 1 de New Jersey

A Fórmula 1 vai passar a ter duas corridas nos Estados Unidos em 2013, confirmada que está uma nova corrida em New Jersey. O evento vai realizar-se na zona de Weehawken e West New York, no Estado de Nova Jersey, tendo como pano de fundo os arranha céus de Manhattan.



Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
A impressionante perspetiva de um piloto no cockpit de um Fórmula 1

Câmara ao nível dos olhos

Lucas Di Grassi e a Pirelli decidiram demonstrar como é a perspetiva de um piloto dentro do cockpit de um Fórmula 1. Para isso, foi utilizada uma câmara colocada ao nível dos olhos do piloto brasileiro, que guiou um antigo monolugar da Toyota num teste de pneus em Barcelona. A volta não foi em ritmo de corrida ou qualificação, mas os sons e a visão obtidos dentro de um F1 são, no mínimo, impressionantes. "Tive que guiar com apenas um olho aberto porque a câmara estava a bloquear o outro. Foi difícil", comentou o ex-piloto da Virgin. Para ver e ouvir.



Autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
GP da Índia - Treinos Livres 1

Lewis Hamilton lidera primeira sessão e é penalizado

Os pilotos de Fórmula 1 tiveram hoje o primeiro contacto com o novo circuito de Buddh, palco do Grande Prémio da Índia, tendo sido Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes) o mais rápido na primeira sessão de treinos livres, embora esse tempo tenha vindo acompanhado de uma penalização para a corrida.
65c239af.jpeg


O piloto britânico saltou para a liderança da tabela de tempos nos instantes finais do treino, com uma volta em 1.26,836s que deixou Sebastian Vettel (Red Bull) a mais de meio segundo. Contudo, esse registo de Hamilton foi obtido num momento em que as bandeiras amarelas estavam a ser mostradas devido à paragem do Williams de Pastor Maldonado na berma da pista, com os comissários a trabalharem no mesmo. Posteriormente, Hamilton recebeu uma penalização de três lugares para a corrida em virtude disso. Sergio Perez (Sauber) foi outro dos pilotos apanhados a não respeitar as bandeiras amarelas e a ver-se penalizado em três lugares.

Os dois monolugares da equipa de Milton Keynes voltaram a demonstrar grande competitividade no circuito indiano e Mark Webber ficou com o terceiro melhor tempo, a 0,592s da frente, a apenas 0,012s de Vettel.

Logo a seguir ficou o segundo McLaren, com Jenson Button a colocar-se já a mais de um segundo e meio (1,558s) do tempo de Hamilton, enquanto Michael Schumacher e Nico Rosberg colocaram os seus Mercedes logo nas posições seguintes. Felipe Massa foi o sétimo mais veloz aos comandos do Ferrari, a qual teve uma sessão problemática com Fernando Alonso, já que o espanhol apenas fez quatro voltas depois de ter parado em pista com problemas no motor.

Adrian Sutil colocou o Force India no oitavo posto da classificação, tendo sido dele a primeira volta oficial ao traçado indiano, sendo seguindo na tabela por Sebastien Buemi (Toro Rosso) e Kamui Kobayashi (Sauber).

Como seria natural, na estreia de um traçado verificaram-se alguns problemas: pouco depois do início da sessão, um cão vadio teve de ser recolhido da pista com as bandeiras vermelhas a serem mostradas, sendo que nos minutos finais foram o despiste de Jaime Alguersuari e os problemas mecânicos do Williams de Pastor Maldonado a condicionar o ritmo em pista. Além disso, diversos pilotos tiveram ligeiras saídas de pista ao longo da sessão, na medida em que o asfalto contava com pouca aderência.

1 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1.26,836 22 Voltas
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 0.580 23
3 Mark Webber RBR-Renault 0.592 27
4 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.558 23
5 Michael Schumacher Mercedes 1.695 23
6 Nico Rosberg Mercedes 1.706 29
7 Felipe Massa Ferrari 1.808 22
8 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.869 23
9 Sebastien Buemi STR-Ferrari 2.383 24
10 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2.519 29
11 Paul di Resta Force India-Mercedes 2.864 24
12 Vitaly Petrov Renault 2.869 22
13 Bruno Senna Renault 2.963 20
14 Sergio Perez Sauber-Ferrari 3.296 25
15 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 3.531 21
16 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 3.730 19
17 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 3.833 22
18 Jarno Trulli Lotus-Renault 3.982 22
19 Karun Chandhok Lotus-Renault 5.651 24
20 Timo Glock Virgin-Cosworth 5.935 24
21 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 7.092 27
22 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 7.277 30
23 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 8.960 19
24 Fernando Alonso Ferrari 9.063 4

autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Lewis Hamilton penalizado em três lugares na grelha

Autor do melhor tempo na primeira sessão de treinos livres para o GP da Índia, Lewis Hamilton viu-se penalizado em três posições na grelha de partida para a corrida de domingo, depois de se ter chegado à conclusão de que o britânico marcou o seu melhor tempo ao ignorar as bandeiras amarelas na fase final do treino.

0bf2fea7.jpeg


O piloto da McLaren não foi o único a ser penalizado, na medida em que Sergio Perez, da Sauber, recebeu igual penalização para a corrida, tendo ambos sido considerados infratores de não respeitarem as bandeiras amarelas mostradas devido aos trabalhos de remoção do monolugar de Pastor Maldonado, que parou na berma da pista nos últimos minutos por problemas mecânicos.

Em comunicado emitido pouco depois, a FIA referiu que Hamilton "ignorou as bandeiras amarelas em movimento na curva 16 enquanto os comissários estavam perto da pista", tomando assim a decisão de penalizar o piloto da formação de Woking.


 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
GP da Índia - Treinos Livres 2

Felipe Massa coloca Ferrari na frente na segunda sessão

A Ferrari causou uma pequena surpresa ao liderar a segunda sessão de treinos livres para o GP da Índia, com Felipe Massa a cotar-se como o mais rápido deste primeiro dia de ensaios no novo circuito internacional de Buddh.

70cf180e.jpeg


Com um monolugar revisto para este Grande Prémio da Índia (a antever já a próxima época), a equipa italiana tem na nova asa dianteira a sua principal novidade, com Massa a fazer bom uso desse novo componente para conseguir ficar com o melhor tempo da sessão, graças a uma volta em 1.25,706s.

Sebastian Vettel ficou com a segunda melhor marca aos comandos do Red Bull, ficando a apenas 0,088s do brasileiro e no meio dos dois monolugares da Ferrari, já que Fernando Alonso, que pouco rodou da parte da manhã, ficou com a terceira posição, a 0,224s da frente.

Lewis Hamilton foi o quarto e o melhor dos McLaren, ficando na frente de Mark Webber, no outro Red Bull, e do seu companheiro de equipa, Jenson Button. A jogar 'em casa', a Force India colocou Adrian Sutil no sétimo posto, sendo o melhor dos 'outros', com Bruno Senna a colocar-se em oitavo no Renault. Paul di Resta, no segundo Force India, foi nono, enquanto Sebastien Buemi fechou o leque dos dez melhores.

Os Mercedes debateram-se com alguns problemas nesta sessão, com Nico Rosberg a ser apenas 19º e Michael Schumacher 21º, tendo este contado com problemas mecânicos no seu monolugar que o impediram de rodar por algum tempo.

De resto, e tal como de manhã, a muita poeira presente na pista causou alguns problemas para os pilotos, com muitos a efetuarem breves saídas de pista, tendo Jerôme D'Ambrosio obrigado mesmo a interromper a sessão fruto de um despiste mais violento.

1 Felipe Massa Ferrari 1.25,706s 33 Voltas
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 0.088 34
3 Fernando Alonso Ferrari 0.224 34
4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 0.748 26
5 Mark Webber RBR-Renault 0.794 30
6 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.008 28
7 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.610 34
8 Bruno Senna Renault 1.792 36
9 Paul di Resta Force India-Mercedes 2.147 35
10 Sebastien Buemi STR-Ferrari 2.162 35
11 Vitaly Petrov Renault 2.184 37
12 Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 2.344 34
13 Sergio Perez Sauber-Ferrari 2.583 36
14 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 2.846 31
15 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 2.985 29
16 Pastor Maldonado Williams-Cosworth 3.002 24
17 Jarno Trulli Lotus-Renault 3.626 39
18 Heikki Kovalainen Lotus-Renault 4.535 41
19 Nico Rosberg Mercedes 5.392 38
20 Timo Glock Virgin-Cosworth 5.763 32
21 Michael Schumacher Mercedes 6.098 28
22 Jerome d'Ambrosio Virgin-Cosworth 6.887 12
23 Daniel Ricciardo HRT-Cosworth 7.062 33
24 Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 7.118 33

autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
GP da Índia terá duas zonas de DRS

O novo circuito do Grande Prémio da Índia será o quarto esta temporada a contar com duas zonas de DRS durante a corrida, visando assim facilitar as ultrapassagens.

Tal como em Monza, também no circuito de Buddh, as zonas de ativação de DRS terão duas zonas de deteção independentes, ainda que aqui as duas zonas de utilização estejam relativamente aproximadas. A primeira será ativada na reta da meta, enquanto a segunda está localizada na longa reta interior do circuito.

"Estamos em novo território, pelo que não sabemos bem o que esperar, o que torna tudo ainda mais interessante. Dito isto, sabemos que o circuito será rápido e que está construído com os mais altos padrões. Parece que vai ser uma corrida excitante e temos duas zonas de DRS, com dois pontos de ativação no circuito, que deverão tornar tudo mais interessante", afirmou Charlie Whiting, diretor de corrida da FIA.

281e63b3.jpeg


Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel: "O pó vai ser o assunto do fim de semana"

Costuma ser uma preocupação habitual dos pilotos de rali, mas desta feita parece que também os pilotos de Fórmula 1 estão a sentir as dificuldades de rodar com pó em pista. Para Sebastian Vettel, esta será mesmo a maior preocupação do fim de semana do Grande Prémio inaugural na Índia.

Inquirido sobre o que achava deste primeiro dia de treinos no circuito de Buddh, Vettel explicou que "para começar está muito pó em pista, mas parece ser divertida, em especial nas entradas das curvas que são largas".

c9ffab77.jpeg


"Vai ser traiçoeiro por causa do pó fora das trajetórias particularmente. É muito traiçoeiro e se um carro sair de pista e regressar traz consigo toda a areia que está fora da trajetória, pelo que não será fácil. Vai ser o assunto do fim de semana, pelo que temos de ter a certeza de que ficamos sempre na trajetória certa", acrescentou Vettel, confiante ainda assim que a situação vai melhorar bastante no decorrer do fim de semana.

"Teremos de viver com isso, mas penso que irá melhorar ao longo do fim de semana, pelo que não deverá ser um grande, grande problema na corrida".

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Felipe Massa confiante na competitividade do Ferrari

Mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Índia, Felipe Massa acredita que a Ferrari pode ser uma das candidatas a lutar pelas posições do pódio, com o piloto brasileiro a ficar bastante animado com as prestações do seu monolugar neste primeiro dia de ensaios.
"Penso que o carro está bom e que será competitivo. Amanhã veremos como é que a Red Bull e a McLaren estavam a rodar hoje em termos de carga de combustível, mas penso que o carro está bom e fizemos bons tempos por volta. Quando o carro está bom e se fazem bons tempos, pode-se estar no topo", referiu o brasileiro.

3a3949f9.jpeg


Massa também não fugiu às queixas gerais da poeira em pista, que pode tornar a competição mais traiçoeira: "A pista estava muito suja fora da trajetória. Estava muito difícil, com muita areia fora da trajetória, mas é uma boa pista", afirmou. Quanto aos pneus levados para o circuito de Buddh pela Pirelli, Massa admite que a escolha de pneus duros foi errada, "porque o asfalto é bem suave e a degradação é muito menor do que o esperado".

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton aceita responsabilidade pela penalização

Lewis Hamilton considera que a penalização de três lugares recebida hoje de manhã após a primeira sessão de treinos livres para o GP da Índia foi justa e que aceita a mesma com naturalidade.

65c239af.jpeg


"Estava a ativar o DRS quando as bandeiras amarelas estavam a ser mostradas e isso não é permitido. Fui lá [ao colégio de comissários], ergui as mãos e disse que aceitava qualquer penalização que me atribuíssem. É como é e apenas posso estar frustrado comigo mesmo", referiu Hamilton em relação a esta questão.

"É minha culpa como habitual e por isso terei de fazer o que posso a partir da posição em que me qualificar amanhã. Não há mais ninguém a culpar, eu é que ia a pilotar", acrescentou.

Acerca do fim de semana e do nível de competitividade do McLaren em relação à Red Bull e Ferrari, Hamilton notou que a sua penalização "não é boa para o fim de semana. Não parece que sejamos os mais rápidos. No lugar em que nos qualificarmos estaremos três lugares mais atrás dessa posição, o que vai tornar a minha corrida muito, muito difícil".

"Não é impossível [lutar pelas posições da frente], a corrida vai ser muito longa e temos o DRS pelo que ultrapassar é possível. Teremos de esperar por amanhã para ver quão rápidos estamos", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Vettel derrota Paul Hembery até a montar pneus!

Algo que se tornou hábito na Fórmula 1 atual é o facto de Sebastian Vettel entrar e cada corrida sempre para vencer. Mas não é só nas pistas que o piloto alemão demonstra o seu instinto competitivo. O recém-coroado campeão de F1 enfrentou o diretor da Pirelli Motorsport, Paul Hembery, numa singular competição de montagem de pneus realizada ontem na Índia.

6817470e.jpeg


Vettel e Hembery tinham ambos que montar um pneu P Zero a partir do zero. Assim, tinham que colocar o pneu na jante, enchê-lo com a pressão correta e equilibrá-lo. Cada um com a ajuda de um 'instrutor' da Pirelli, Vettel e Hembery completaram a tarefa com sucesso - mas levaram um pouco mais de tempo que os montadores profissionais, habituados a fazer essa tarefa em cerca de dois minutos e meio. Vettel completou o desafio P Zero em 5m13s, ao passo que Hembery levou 5m44s: o que significou que o piloto da Red Bull Racing foi uma vez mais declarado vencedor.

"Estamos a ficar acostumados a ver Sebastian ganhar tudo!", disse Hembery depois. "Foi realmente difícil: há cerca de 15 aos que eu não monto um pneu e o Sebastian nunca fez isso. Mas fê-lo bem: pode ver-se que ele tem um verdadeiro espírito competitivo e uma exata atenção aos detalhes em absolutamente tudo o que faz. Penso que nenhum de nós pôs o pneu com a pressão e o equilíbrio exatamente corretos: o Sebastian ainda tinha 65 PSI no pneu dele, mas eu não quis tentar estragar a sua série de vitórias... O principal é que foi muito divertido e nos fez apreciar, uma vez mais, a contribuição essencial de todos os nossos montadores para esta modalidade desportiva", acrescentou.

Para Sebastian Vettel, "foi muito divertido e interessante ter este duelo com o Paul. A última vez que fiz algo similar foi no karting. Quando o pessoal da Pirelli nos explicou o que fazer, parecia muito mais fácil do que foi na realidade. O Paul e eu estivemos sempre muito perto um do outro em termos de tempo e então, perto do final, o meu pneu decidiu saltar um pouco mais cedo para a jante, e aí eu fiquei a controlar a liderança até à bandeira de xadrez".

A título de lembrança da ocasião, tanto Vettel como Hembery receberam prémios: Vettel foi presenteado com um modelo a 50 por cento do túnel de vento da Pirelli para pneus, ao passo que Hembery recebeu um componente em fibra de carbono do carro da Red Bull Racing que conquistou o título mundial em 2010.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Bruno Senna surpreendido com 'invasão' da pista por um cão vadio!!

Bruno Senna confessou-se surpreendido pelo facto de um cão ter conseguido entrar em pista na primeira sessão de treinos livres para o GP da Índia, com o piloto brasileiro a salientar que o assunto terá de ser debatido na habitual reunião de pilotos.

105128b8.jpeg


Recorde-se que em 2008, Senna viu-se forçado a desistir numa das corridas da GP2 Series em Istambul depois de acertar num cão que havia conseguido entrar em pista.

"Quando cheguei à pista vi aquele mesmo cão a andar perto da entrada do paddock. Mostra que ninguém prestou grande atenção a isso e o facto de ter conseguido entrar na pista é difícil de acreditar", explicou o piloto em declarações ao Autosport.com.

"É óbvio que foi levado muito a sério após o meu incidente na GP2 em 2008, ja que eles interromperam a sessão. Esperemos que prestem mais atenção a animais não convidados em pista", acrescentou.

Autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Sebastian Vettel lidera última sessão de treinos na Índia

Sebastian Vettel foi o mais rápido na última sessão de treinos livres para o GP da Índia, com o piloto alemão da Red Bull a bater Jenson Button (McLaren) por 0,367s. A sessão contou com os pilotos da Red Bull e McLaren a caberem num espaço de apenas quatro décimos, prevendo-se assim uma batalha interessante pela pole position.
43f94f4d.jpeg


Vettel foi o único dos pilotos a conseguir rodar no segundo '24, com um registo de 1.24,824s, deixando Button a 0,367s e Mark Webber (Red Bull) a 0,379s. Lewis Hamilton, no segundo McLaren, foi o quarto mais veloz, a 0,464s. Assim, e apesar da competitividade existente entre os quatro primeiros, Vettel volta a colocar-se na posição de favorito para chegar à pole.

Fora da batalha pela pole position deverá estar a Ferrari, já que Fernando Alonso foi quinto a quase já um segundo do tempo mais rápido, enquanto Felipe Massa, que continuou a rodar com a nova asa dianteira, ficou a 1,2 segundos.


A Force India continua em boa forma, com Paul di Resta a terminar no sétimo posto e Adrian Sutil em nono, ao passo que Nico Rosberg (Mercedes) a separá-los. Sebastien Buemi (Toro Rosso) voltou a ficar entre os dez primeiros, ao fechar o top 10. Michael Schumacher (Mercedes) terminou em 11º.



autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Sebastian Vettel conquista 13ª pole position da temporada

Sebastian Vettel conquista 13ª pole position da temporada


Sebastian Vettel confirmou o seu favoritismo e regressou às pole positions depois de ter sido o mais rápido na sessão de qualificação para o GP da Índia. Depois de ter sido batido no último grande prémio, Vettel regressou 'à normalidade' e obteve a sua 13ª pole da temporada, levando a melhor num treino que foi bastante interessante de seguir.

efe03f0c.jpeg


Vettel já havia sido o mais veloz da terceira sessão, lançando assim o mote para aquilo que viria a conseguir na sessão de qualificação, na qual se cotou como o mais rápido na fase decisiva com uma volta em 1.24,178s. De notar que, tal como a equipa fez questão de lembrar o piloto, esta pole position coloca-o a par com Ayrton Senna e Alain Prost no número de pole positions numa só temporada.


Após as primeiras tentativas, a diferença entre os quatro primeiros estava cifrada em pouco mais de um décimo, mas na sua última tentativa, Vettel melhorou a sua marca e deixou Lewis Hamilton a 0,296s. O piloto da McLaren até poderia ter melhorado na sua última tentativa, mas optou por entrar nas boxes, sabendo igualmente que irá perder três posições na grelha de partida para amanhã após a penalização sofrida ontem.


Isso irá promover Mark Webber à primeira linha com o outro Red Bull, com este a ficar a 0,330s do seu companheiro de equipa. Ao contrário do que seria esperado após o que se viu na terceira sessão de treinos livres, Fernando Alonso colocou o seu Ferrari na luta pela pole position, acabando por ficar na quarta posição, mas não muito longe de Webber. Na prática, Alonso irá sair do terceiro posto, logo na frente de Jenson Button, no segundo McLaren, este sem ritmo para entrar na luta pelas posições da frente, queixando-se de falta de aderência do seu monolugar.


Em sexto vai partir Felipe Massa, que não evitou mesmo uma saída de pista na sua última tentativa. O piloto brasileiro abusou na passagem sobre os corretores da curva 9, no processo acertando numa pequena lomba de cimento colocada no interior dos corretores e que visa impedir, precisamente, abusos nesses cortes. Com isso, Massa partiu a suspensão direita do seu monolugar, indo embater sem grande violência na barreira de pneus da escapatória.


Nico Rosberg foi o sétimo e o último dos pilotos com tempos marcados, já que os restantes, Adrian Sutil (Force India), Jaime Alguersuari e Sebastien Buemi (ambos da Toro Rosso) optaram por não fazer qualquer volta lançada na Q3.


De fora da derradeira fase de qualificação ficaram Vitaly Petrov (Renault), Michael Schumacher (Mercedes), Paul di Resta (Force India), Pastor Maldonado (Williams), Bruno Senna (Renault), Rubens Barrichello (Williams) e Sérgio Perez (Sauber), embora esta ordem ainda vá sofrer algumas alterações. A passagem à Q3 foi bastante discutida, como se comprova pelo facto de Jaime Alguersuari, último dos pilotos a passar à Q3, ter feito exatamente o mesmo tempo que Petrov, enquanto Schumacher ficou a apenas 0,018s.


Contudo, Petrov vai perder cinco lugares após o incidente com Schumacher na última corrida e Sergio Perez também perderá três posições na grelha de partida devido à penalização de ontem. Mais atrás, Kamui Kobayashi comprovou as dificuldades da Sauber ao ficar de fora logo na Q1, acompanhando os pilotos das equipas mais jovens, nas quais a Lotus voltou a ser a melhor, na frente dos dois HRT e dos dois Virgin, por esta ordem.


O facto dos dois pilotos da Hispania Racing terem batido os da Virgin foi ligeiramente surpreendente, com Daniel Ricciardo a ser o 21º, logo na frente do regressado Narain Karthikeyan. Contudo, Ricciardo vai cair para a última posição devido à mudança da caixa de velocidades do seu monolugar. Timo Glock não fez qualquer tempo devido a um problema na caixa de velocidades do seu Virgin.



autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Sebastian Vettel satisfeito mas ciente das dificuldades para a corrida

Sebastian Vettel nao escondeu a sua satisfação por mais uma pole position, mas admite que amanhã a corrida poderá ser bastante complicada devido ao muito pó presente em pista e, em especial, fora da trajetória ideal de corrida. O piloto alemão confessou a sua preocupação sobretudo nos momentos de dobragens.

f01f56a4.jpeg


"Penso que foi uma boa sessão para nós. Foi complicada para todos nós, mas o nosso carro esteve fantástico desde ontem e estou bastante contente. É bom estar nesta posição. Poderá ser uma corrida bastante interessante, é um circuito muito desafiante e estou ansioso para amanhã", começou por dizer.

"Todos nós queremos competir, tanto os que estão na frente como os que estão a ser dobrados. Todos queremos ficar na trajetória ideal ao longo de toda a corrida, pelo que pode ser traiçoeiro sair dessa linha ideal, já que aí a pista está muito suja e depende do local em que é preciso passar outro carro. Pode ser crítico para as curvas seguintes, não apenas para uma curva mas para as seguintes em que é preciso recolocar os pneus nas condições ideias de aderência", acrescentou.

Quanto à possibilidade de ajudar Mark Webber na luta pelo segundo lugar do campeonato, Vettel não quis abordar esse tema: "Veremos. É uma longa corrida e o Lewis [Hamilton] começa de quinto, penso, e com o Fernando [Alonso] e o Jenson [Button] atrás vão-nos colocar sob bastante pressão. É uma pista longa e não sabemos como os pneus vão responder. O Mark e eu queremos vencer, preferencialmente com uma dobradinha, pelo que será uma corrida interessante", terminou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Lewis Hamilton mantém confiança para a corrida

Lewis Hamilton subiu à conferência de imprensa como o autor do segundo melhor tempo na qualificação para o GP da Índia, mas o piloto britânico da McLaren apenas irá partir da quinta posição para a corrida de amanhã, fruto da sua penalização na primeira sessão de treinos livres. Ainda assim, Hamilton confessou-se esperançado num bom resultado, confiante de que a competitividade do seu McLaren e o DRS poderão ajudá-lo a subir algumas posições na corrida.

a41bbf35.jpeg


"Foi um bom dia para mim. Estamos bastante surpreendidos por conseguir dividir os Red Bull. Tivemos a penalização, que foi um pouco um erro infantil da minha parte e paguei o preço. Mas amanhã temos um bom ritmo de corrida e uma longa reta com duas zonas de DRS pelo que as ultrapassagens serão mais fáceis do que noutros locais, pelo que estou otimista", referiu Hamilton.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Mark Webber não quer ajuda de Vettel na luta pela segunda posição do Mundial

Ainda na luta pela segunda posição no campeonato de pilotos, Mark Webber assume que não quer qualquer espécie de ajuda por parte do seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, para conseguir esse lugar. Essa possibilidade tem sido avançada por parte da Red Bull, mas o australiano recusa ganhar qualquer posição com ajuda do campeão do mundo.

95eb874f.jpeg


"Nada será diferente nesta corrida. Tem havido muita conversa por parte da equipa mas nada da minha parte. Não quero nenhuma posição do Sebastian no que resta do ano", afirmou Webber, abordando ainda a sua prestação na sessão de qualificação.

"Tem sido um bom desafio para nós. Foi uma boa pista, mas tem sido traiçoeiro de perceber a estratégia e os pneus não são fáceis para uma única volta lançada. Muitas equipas tentaram formas diferentes para extrair mais do carro. Eu poderia ter feito melhor no primeiro setor da minha última tentativa, mas depois apanhei as bandeiras amarelas do Felipe", acrescentou.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Narain Karthikeyan penalizado em cinco posições para o GP da Índia

O GP da Índia está a ser pródigo em penalizações e, desta feita, foi Narain Karthikeyan, o herói local, a ser penalizado em cinco lugares na grelha de partida por ter impedido Michael Schumacher na primeira fase da sessão de qualificação para a corrida.

3fdcbb53.jpeg


O piloto indiano conseguiu o 21º lugar da grelha, mas na prática vai partir da penúltima posição ficando ainda assim à frente de Timo Glock, que não conseguiu marcar um tempo dentro do limite de 107 por cento do melhor tempo devido a problemas com a caixa de velocidades do seu Virgin.

Autosport
 

mirror

In Memoriam
Entrou
Mar 13, 2007
Mensagens
23,548
Gostos Recebidos
0
Fernando Alonso 'de olho' na vitória; Felipe Massa lamenta acidente

Partindo da terceira posição da grelha de partida para o GP da Índia, Fernando Alonso acredita que poderá estar amanhã na luta pelo triunfo na pista de Buddh, depositando a sua confiança no facto de o Ferrari ser mais competitivo geralmente na corrida do que na qualificação.

2077f9db.jpeg


"Penso que é importante para nós estarmos nas duas primeiras linhas da grelha porque normalmente temos dificuldades no sábado e melhoramos muito na corrida. Por isso, ao sermos terceiros na grelha de partida temos uma possibilidade de ter um resultado melhor, porque costumamos estar bem na corrida, mas se começarmos em quinto ou sexto chegamos muito tarde ao grupo da frente. Por isso, se começarmos na frente temos mais possibilidades", referiu Alonso, confiante para a corrida de amanhã.

"O importante é estar no pódio. Vencer a corrida não está totalmente fora de contexto, porque lurámos pelo triunfo em Suzuka em que começamos em quinto. Amanhã, teremos de fazer uma boa corrida e lutar pelo pódio. Se houver uma hipótese de lutar pelo triunfo, claro que a vou agarrar", explicou.

O seu companheiro de equipa, Felipe Massa, ficou ligeiramente desapontado com a sua prestação e com o seu despiste "porque tínhamos uma boa oportunidade para começar com os nossos dois carros nos quatro primeiros lugares e isso não foi possível por causa deste acidente. Estou certo de que teria melhorado nessa volta e a posição em que estaria seria melhor do que a atual e perdi também um jogo de pneus macios".

Quanto ao seu despiste, o piloto brasileiro apelou a que o desenho dos corretores naquela curva sejam alterados: "É uma curva de alta velocidade em que temos corretores bastante baixos e depois temos aquele bloco de cimento mais alto. Penso que a uma velocidade daquelas, o carro tem muita carga aerodinâmica e quando se bate em algo assim podemos ter uma suspensão partida e foi o que me aconteceu. Penso que numa curva de alta velocidade como aquela é melhor ter um corretor mais elevado", explicou Massa.

Autosport
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Sebastian Vettel vence GP Índia

11.ª vitória da temporada para o alemão

ng13F8CAC4-C5B9-4E89-B736-EE06CD33129B.jpg


Sebastian Vettel (Red Bull) conquistou este domingo mais uma vitória no Mundial 2011 de F1, a sua 11.ª esta temporada, depois de ter sido o primeiro a cortar a meta do GP da Índia.
O piloto alemão, que garantiu a conquista do título no Japão, superiorizou-se ao britânico Jenson Button (McLaren) e ao espanhol Fernando Alonso (Ferrari), segundo e terceiro repetivamente.
Numa corrida cujo pódio foi idêntico ao do Mundial, Vettel passou a somar 374 pontos, contra 240 de Button e 227 de Alonso, enquanto a Red Bull-Renault, também já campeã mundial, conta agora com 595 pontos, contra 442 da McLaren-Mercedes e 325 da Ferrari.

Classificação:

1. Sebastian Vettel (Alemanha/Red Bull-Renault), 1h30:35.002
2. Jenson Button (Grã-Bretanha/McLaren-Mercedes), a 8.443
3. Fernando Alonso (Espanha/Ferrari), a 24.301
4. Mark Webber (Austrália/Red Bull-Renault), a 25.529
5. Michael Schumacher (Alemanha/Mercedes), a 1:05.421

RC
 

Fonsec@

In Memoriam
Entrou
Set 22, 2006
Mensagens
29,306
Gostos Recebidos
7
Sebastian Vettel vence de forma categórica na Índia

Sebastian Vettel vence de forma categórica na Índia

Sem dar qualquer hipótese aos seus adversários, Sebastian Vettel venceu o primeiro Grande Prémio da Índia de Fórmula 1, numa prova em que liderou do princípio ao fim. Com efeito, o piloto alemão voltou a estar ao seu mais alto nível, conseguindo obter um Grand Chelem (pole position, volta mais rápida, vitória e melhor volta da corrida) naquela que foi a primeira visita da Fórmula 1 ao circuito internacional de Buddh.
06c3fa00.jpeg


A luta pelas posições da frente não teve grande história, na medida em que Vettel partiu melhor e daí em frente não mais largou a liderança, mesmo nas passagens pela via das boxes. Jenson Button também foi outro dos pilotos a largar muito bem e conseguiu ascender a segundo na grande reta interior logo após a partida. O piloto britânico da McLaren foi o único a conseguir rodar mais perto de Vettel, mesmo que nunca tenha conseguido estar em posição de o atacar ou, sequer, de utilizar o DRS, já que, além da primeira volta, nunca esteve a menos de dois segundos do comandante.

Todavia, Button também nunca teve de se preocupar com o seu segundo posto, pois rodou de forma isolada ao longo da maior parte da prova. Mais imprevisível foi a batalha pela terceiro posto, já que Fernando Alonso e Mark Webber estiveram sempre próximos, acabando por ser na estratégia da derradeira paragem das boxes que o espanhol passou para o terceiro lugar. Alonso optou por parar para montar pneus duros duas voltas mais tarde do que Webber e isso resultou na passagem do asturiano para o lugar mais baixo do pódio. Nas últimas voltas, Webber ainda tentou aproximar-se de Alonso, mas sem qualquer efeito.

Autor de mais uma boa corrida, Michael Schumacher terminou em quinto, fazendo uma boa prova de trás para a frente e terminando na frente do seu colega de equipa, Nico Rosberg.

Novo 'choque' entre Hamilton e Massa

Na sétima posição terminou Lewis Hamilton, batido amplamente pelo seu companheiro de equipa nesta prova e novamente envolvido numa colisão com Felipe Massa. Na 25ª volta, ao tentar ultrapassar o brasileiro na entrada para a Curva 5, Hamilton viu-se sem espaço e acabou por acertar com a dianteira do seu McLaren na lateral do Ferrari, danificando a frente do seu carro.

Para Massa, esta colisão teve como resultado uma penalização por ter sido considerado responsável. Contudo, o piloto da Ferrari não viria a chegar ao final, depois de partir a suspensão dianteira esquerda do seu monolugar numa das lombas interiores das chicanes, repetindo aquilo que já ontem havia feito, mas do lado contrário.

Nas mais acirradas e constantes lutas pelos últimos lugares pontuáveis, Jaime Alguersuari levou o seu Toro Rosso ao oitavo lugar após mais uma boa prova para a formação de Faenza e que só não foi melhor porque Sebastien Buemi foi forçado a abandonar com o motor partido a meio da prova quando também disputava uma posição entre os dez melhores. Adrian Sutil ofereceu mais alguns pontos na classificação à Force India, ao ser o nono na corrida, enquanto Sergio Perez foi também autor de uma grande prova para terminar no décimo posto aos comandos do seu Sauber.

O mexicano resistiu bem à pressão final de Vitaly Petrov, que tentou chegar ao décimo posto após uma prova em que cometeu alguns erros, enquanto Bruno Senna terminou logo na posição seguinte, em 12º. O brasileiro cumpriu a corrida quase toda em lugares pontuáveis, ocupando o nono lugar até três voltas do final, mas a paragem para montar os pneus duros fê-lo sair dos pontos.

Nota, ainda, para a boa corrida de Heikki Kovalainen, que chegou a andar em posições pontuáveis e terminou em 14º lugar, e para a prova de Narain Karthikeyan, que foi apenas 17º mas ficou na frente de Daniel Ricciardo.

Classificação:

1. Vettel Red Bull-Renault 1h30:35.002
2. Button McLaren-Mercedes a 8.433
3. Alonso Ferrari a 24.301
4. Webber Red Bull-Renault a 25.529
5. Schumacher Mercedes a 1m05.421
6. Rosberg Mercedes a 1m06.851
7. Hamilton McLaren-Mercedes a 1m24.183
8. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
9. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta
10. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta
11. Petrov Renault a 1 volta
12. Senna Renault a 1 volta
13. Di Resta Force India-Mercedes a 1 volta
14. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas
15. Barrichello Williams-Cosworth a 2 voltas
16. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas
17. Karthikeyan HRT-Cosworth a 3 voltas
18. Ricciardo HRT-Cosworth a 3 voltas
19. Trulli Lotus-Renault a 4 voltas

Abandonos

Massa Ferrari 33ª volta
Buemi Toro Rosso-Ferrari 25ª volta
Maldonado Williams-Cosworth 13ª volta
Glock Virgin-Cosworth 3ª volta
Kobayashi Sauber-Ferrari 1ª volta


Pilotos

1. Vettel 374
2. Button 240
3. Alonso 227
4. Webber 221
5. Hamilton 202
6. Massa 98
7. Rosberg 75
8. Schumacher 70
9. Petrov 36
10. Heidfeld 34
11. Sutil 30
12. Kobayashi 27
13. Alguersuari 26
14. Di Resta 21
15. Buemi 15
16. Perez 14
17. Barrichello 4
18. Senna 2
19. Maldonado 1

1. Red Bull-Renault 595
2. McLaren-Mercedes 442
3. Ferrari 325
4. Mercedes 145
5. Renault 72
6. Force India-Mercedes 51
7. Toro Rosso-Ferrari 41
8. Sauber-Ferrari 41
9. Williams-Cosworth 5


autosport
 
Topo