Sebastian Vettel vence de forma categórica na Índia
Sebastian Vettel vence de forma categórica na Índia
Sem dar qualquer hipótese aos seus adversários, Sebastian Vettel venceu o primeiro Grande Prémio da Índia de Fórmula 1, numa prova em que liderou do princípio ao fim. Com efeito, o piloto alemão voltou a estar ao seu mais alto nível, conseguindo obter um Grand Chelem (pole position, volta mais rápida, vitória e melhor volta da corrida) naquela que foi a primeira visita da Fórmula 1 ao circuito internacional de Buddh.
A luta pelas posições da frente não teve grande história, na medida em que Vettel partiu melhor e daí em frente não mais largou a liderança, mesmo nas passagens pela via das boxes. Jenson Button também foi outro dos pilotos a largar muito bem e conseguiu ascender a segundo na grande reta interior logo após a partida. O piloto britânico da McLaren foi o único a conseguir rodar mais perto de Vettel, mesmo que nunca tenha conseguido estar em posição de o atacar ou, sequer, de utilizar o DRS, já que, além da primeira volta, nunca esteve a menos de dois segundos do comandante.
Todavia, Button também nunca teve de se preocupar com o seu segundo posto, pois rodou de forma isolada ao longo da maior parte da prova. Mais imprevisível foi a batalha pela terceiro posto, já que Fernando Alonso e Mark Webber estiveram sempre próximos, acabando por ser na estratégia da derradeira paragem das boxes que o espanhol passou para o terceiro lugar. Alonso optou por parar para montar pneus duros duas voltas mais tarde do que Webber e isso resultou na passagem do asturiano para o lugar mais baixo do pódio. Nas últimas voltas, Webber ainda tentou aproximar-se de Alonso, mas sem qualquer efeito.
Autor de mais uma boa corrida, Michael Schumacher terminou em quinto, fazendo uma boa prova de trás para a frente e terminando na frente do seu colega de equipa, Nico Rosberg.
Novo 'choque' entre Hamilton e Massa
Na sétima posição terminou Lewis Hamilton, batido amplamente pelo seu companheiro de equipa nesta prova e novamente envolvido numa colisão com Felipe Massa. Na 25ª volta, ao tentar ultrapassar o brasileiro na entrada para a Curva 5, Hamilton viu-se sem espaço e acabou por acertar com a dianteira do seu McLaren na lateral do Ferrari, danificando a frente do seu carro.
Para Massa, esta colisão teve como resultado uma penalização por ter sido considerado responsável. Contudo, o piloto da Ferrari não viria a chegar ao final, depois de partir a suspensão dianteira esquerda do seu monolugar numa das lombas interiores das chicanes, repetindo aquilo que já ontem havia feito, mas do lado contrário.
Nas mais acirradas e constantes lutas pelos últimos lugares pontuáveis, Jaime Alguersuari levou o seu Toro Rosso ao oitavo lugar após mais uma boa prova para a formação de Faenza e que só não foi melhor porque Sebastien Buemi foi forçado a abandonar com o motor partido a meio da prova quando também disputava uma posição entre os dez melhores. Adrian Sutil ofereceu mais alguns pontos na classificação à Force India, ao ser o nono na corrida, enquanto Sergio Perez foi também autor de uma grande prova para terminar no décimo posto aos comandos do seu Sauber.
O mexicano resistiu bem à pressão final de Vitaly Petrov, que tentou chegar ao décimo posto após uma prova em que cometeu alguns erros, enquanto Bruno Senna terminou logo na posição seguinte, em 12º. O brasileiro cumpriu a corrida quase toda em lugares pontuáveis, ocupando o nono lugar até três voltas do final, mas a paragem para montar os pneus duros fê-lo sair dos pontos.
Nota, ainda, para a boa corrida de Heikki Kovalainen, que chegou a andar em posições pontuáveis e terminou em 14º lugar, e para a prova de Narain Karthikeyan, que foi apenas 17º mas ficou na frente de Daniel Ricciardo.
Classificação:
1. Vettel Red Bull-Renault 1h30:35.002
2. Button McLaren-Mercedes a 8.433
3. Alonso Ferrari a 24.301
4. Webber Red Bull-Renault a 25.529
5. Schumacher Mercedes a 1m05.421
6. Rosberg Mercedes a 1m06.851
7. Hamilton McLaren-Mercedes a 1m24.183
8. Alguersuari Toro Rosso-Ferrari a 1 volta
9. Sutil Force India-Mercedes a 1 volta
10. Perez Sauber-Ferrari a 1 volta
11. Petrov Renault a 1 volta
12. Senna Renault a 1 volta
13. Di Resta Force India-Mercedes a 1 volta
14. Kovalainen Lotus-Renault a 2 voltas
15. Barrichello Williams-Cosworth a 2 voltas
16. D'Ambrosio Virgin-Cosworth a 2 voltas
17. Karthikeyan HRT-Cosworth a 3 voltas
18. Ricciardo HRT-Cosworth a 3 voltas
19. Trulli Lotus-Renault a 4 voltas
Abandonos
Massa Ferrari 33ª volta
Buemi Toro Rosso-Ferrari 25ª volta
Maldonado Williams-Cosworth 13ª volta
Glock Virgin-Cosworth 3ª volta
Kobayashi Sauber-Ferrari 1ª volta
Pilotos
1. Vettel 374
2. Button 240
3. Alonso 227
4. Webber 221
5. Hamilton 202
6. Massa 98
7. Rosberg 75
8. Schumacher 70
9. Petrov 36
10. Heidfeld 34
11. Sutil 30
12. Kobayashi 27
13. Alguersuari 26
14. Di Resta 21
15. Buemi 15
16. Perez 14
17. Barrichello 4
18. Senna 2
19. Maldonado 1
1. Red Bull-Renault 595
2. McLaren-Mercedes 442
3. Ferrari 325
4. Mercedes 145
5. Renault 72
6. Force India-Mercedes 51
7. Toro Rosso-Ferrari 41
8. Sauber-Ferrari 41
9. Williams-Cosworth 5
autosport