AzBox For Dummies - Tutorial/Dúvidas.
Olá pessoal,
Sou novo no fórum (esta deve ser a frase mais citada neste fórum), e sei que é muito chato quando alguém novo já chegar ao fórum fazendo um monte de perguntas... por isso ao invés de ser apenas mais um "leecher", vou tentar criar um tópico mais detalhado o possível para que possa talvez, servir de referência à outros usuários novatos que nem eu.
Nunca vi nenhum AzBox pessoalmente ainda, mas pretendo comprar o meu ainda este ano, no Paraguay (Cidade del Este), visto que os modelos de AzBox por lá custam em média U$200.00 (não sei dizer qual modelo exatamente), e as antenas Off-Set de 60cm aqui em São Paulo (no bairro Sta. Ifigênia) custam em média R$180,00 (digamos, U$70.00 aproximadamente), um LNBF Universal banda KU deve estar em torno de uns U$30-40 aqui.
Gostaria de pedir para os usuários mais experientes do Gforum, para que possam me ajudar e ajudar outros usuários novatos, portanto, desculpem-me caso alguma pergunta seja absurdamente idiota. Meu tema é uma espécie de AzBox for Dummies, e nele além das perguntas vou também descrever o que eu aprendi, lendo alguns tópicos por aqui.
========================================
CHECK-LIST DE EQUIPAMENTOS
[ok] Adquirir um AzBox modelo
ST710 USB ou
S720 USB
[ok] Uma antena
Off-Set 2.4Ghz de 60cm
[ok] Um LNBF (Duplo) Universal Banda KU
[ok] cabos coaxiais e conectores
Perguntas:
- Está faltando alguma coisa que eu deveria comprar?
- A diferença entre um LNBF
Mono/
Duplo/
Quádruplo é o número de receptores que podem ser conectados?
COMO ALINHAR/APONTAR SUA ANTENA
Para instruções de como apontar sua antena para satélites encontrei dois links interessantes, um dele dá as informações completas dos Satélites e um outro explica como instalá-la fisicamente, seguem os Links:
-
Cálculos para apontamento de antena.
-
Instruções para fixação da antena.
ESCOLHENDO O SATÉLITE
Lendo/pesquisando no forum, observei que para o Brasil, o melhor satélite a ser escolhido é o
/\M/\Z0N/\S (bandas C e KU).
-
Dados detalhados dos canaise frequências do satélite. (link externo com redirecionador anônimo)
Vendo a lista, me interessei mais pelas seguintes frequências (banda KU):
-
11015 H,
11055 H,
11135 H,
11175 H e
11930 H
Perguntas:
- Sendo meu LNBF para banda KU, é possível sintonizar canais da banda C?
- É possível sintonizar mais de um satélite por antena? Sem a necessidade de utilizar um
DiSEqC? Por exemplo, sintonizar o
/\M/\Z0N/\S e o
S/\TM3X 6? ao mesmo tempo? E ter os canais dos dois satélites disponíveis?
CONFIGURANDO O AZBOX
Imagino que instalar/configurar o AzBox não é tão simples quanto parece ser.
Por isto, esta seção será um pouco mais complexa.
===
>> Canais, Sintonia.
É necessário configurar os canais manualmente ou então carregá-los de alguma lista.
-
Canais (lista enviada pelo
moderador-global Crow™).
-
GForum > AZBOX > LISTA DE CANAIS para você ver listas de outros satélites.
Você pode carregar a lista de canais de duas maneiras, isso vai depender do modelo do seu reciever. Se seu reciever tiver entrada USB, você pode copiar o arquivo que contém as configurações de sintonia dos canais em um Pen-Drive e depois inserí-lo no seu receiver. Caso seu receiver não possua entrada USB, você deverá utilizar um cabo serial (
cabo Null Modem), conectar o reciever ao seu computador e então carregar o arquivo com as configurações de canais.
Para ambas as situações (USB ou Serial) você vai precisar de um programa para criar o arquivo que será carregado pelo seu reciever.
Perguntas:
- Qual programa devo utilizar para criar o arquivo com a lista de canais?
- Depois de configurar o satélite e carregar a lista de canais, eu preciso fazer mais alguma coisa? Como por exemplo, desbloquear canais?
- Alguém poderia definir exatamente o que seria
Adubar e
Florir?
- O que signfica
Parear Cartão? O AzBox vem com algum Cartão "virgem", digo, no leitor de cartão vem algum cartão?
- Alguém sabe se é possível assistir o canais da ásia? Qual satélite devo sintonizar?
* Descobri o satélite
SatMex6, porém alguns canais possuem codificação IRDETO, é possível assistí-los com meu AzBox?
===
>> Firmware, Atualização
Na parte de Firmware, eu não tenho muitas informações, apenas perguntas.
Mas conforme eu for aumentando meus conhecimentos, editarei esta parte do meu post.
- [url=http://www.gforum.tv/board/firmware-1015.html] GForum > AZBOX > Firmwares (veja aqui os firmwares disponíveis para AzBoxes).
Perguntas:
- Quando devo atualizar o firmware do reciever?
- Qual programa devo utilizar para atualizar o firmware?
OUTRAS PERGUNTAS
- O que é e para que serve o CasKeyEdit?
- O que é e para que serve o TPS Download e o arquivo TPS.BIN?
- O que é e para que serve o SBCL, VPLUG, DCW e WSP?
- Como e quando ocorre o bloqueio dos canais pagos (ex: Telefonica)?
- O que é preciso para desbloquear canais bloqueados?
- O reciever AzBox Evo é ruim?
- Já está venda algum AzBox com HDTV habilitado, digo, recebe sinal HDTV?
- Quando a codificação de um canal é MPEG1/2, DVBS ou Nagra2, o meu AzBox vai sintonizar os canais sem problemas?
Desculpem-me tantas perguntas, mas espero poder obter informações suficiente não apenas para sanar minhas dúvidas, como também criar um completo guia HOW-TO (ou melhor, AzBox for Dummies) e disponibilizá-lo aqui no Fórum.
Obrigado,
Twin.Head!